O que se sabe sobre o X-37, avião espacial mais secreto da Boeing
Por Danielle Cassita • Editado por Jones Oliveira |

A Boeing é uma das maiores fabricantes de aeronaves do mundo, mas o que nem todos sabem é que a empresa também é responsável pelo X-37B, o misterioso avião espacial do Departamento de Defesa dos Estados Unidos. O veículo lembra os antigos ônibus espaciais da NASA e já passou centenas de dias na órbita da Terra — sempre em sigilo, claro.
- BYD dá "um Dolphin Mini" de desconto para desencalhar SUV esquecido
- Motor elétrico de marca chinesa está prestes a revolucionar mercado automotivo
Os aviões da série X-37B são assinados pela divisão Phantom Works da Boeing e são usados para experimentos e testes de tecnologias. Assim como acontecia com os ônibus espaciais, os X-37B são lançados com foguetes e pousam em pistas convencionais após o retorno.
Preparados para operar a mais de 800 km de altitude, esses veículos medem 8,8 m de comprimento, têm 2,9 m de altura e 4,6 m de envergadura. A estrutura conta também com baía de cargas úteis, que tem espaço comparável àquele da caçamba de uma caminhonete. O que vai ali? Ninguém sabe ao certo.
Da NASA a programa militar confidencial
Foi em 1999 que a NASA deu o primeiro passo no programa que viria a originar o X-37B. Em 2004, a agência espacial norte-americana transferiu o projeto para a Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa (DARPA), que o tornou sigiloso. Dois anos depois, os testes foram concluídos.
Já em 2006, a agência concluiu uma série de testes preliminares do projeto. Hoje, o programa segue por conta do Escritório de Capacidades Rápidas da Força Aérea norte-americana. Apesar de ter sido projetado pela Boeing, a missão da aeronave segue sigilosa — o que, naturalmente, rende especulações de todo tipo.
Missões cada vez mais longas
O primeiro voo da misteriosa aeronave aconteceu em 2010, quando a aeronave foi flagrada por amadores em sua órbita. Em 2011, um segundo veículo foi lançado e passou mais de 400 dias na órbita da Terra. Impressionante, não é? Pois saiba que a marca foi superada entre 2020 e 2022, quando a aeronave passou mais de 900 dias no espaço.
Mais de cinco missões já foram realizadas até hoje, mas, como todas são sigilosas, seus objetivos exatos são desconhecidos. Sem informações oficiais, alguns começaram a especular que o veículo fosse algum tipo de arma criada para capturar ou até danificar satélites de nações rivais dos Estados Unidos.
Como o avião é pequeno e não pode fazer manobras do tipo, dificilmente este é o caso. No fim das contas, parece que o X-37B foi criado para o que os oficiais norte-americanos pontuaram desde sempre: testar novos sensores e tecnologias para verificar o desempenho destes equipamentos no espaço.
Leia também:
- Quer um carro automático por R$ 45 mil? Esses 3 são ótimos
- Truque para limpar os faróis do carro é mais fácil (e barato) que você imagina
Vídeo: Seu celular é smart, e seu carro? Conheça o BYD Dolphin Mini!