O que aconteceu com o passageiro que fumou no banheiro de avião
Por Danielle Cassita |

Um passageiro de um voo da Azul Linhas Aéreas foi flagrado fumando no banheiro da aeronave e acabou formalmente indiciado pela Polícia Federal. A aeronave saiu de Manaus (AM), fez uma escala em Confins (MG) e seguia rumo a Curitiba (PR).
- Renault derruba preços e Kardian sai ao custo do Citröen Basalt
- CNH vencida: qual é o limite de tempo para renovar sem perder a habilitação?
De acordo com o relatório das autoridades, o homem acendeu o cigarro e fumou no banheiro. A fumaça logo se espalhou pela parte traseira do avião, e a tripulação precisou adotar medidas de segurança. Preso em flagrante, o homem foi indiciado com base no artigo 261 do Código Penal, que prevê punição para atos que coloquem em risco a segurança de transportes públicos.
Apesar de a infração ser considerada grave, o passageiro não tinha antecedentes criminais e o episódio não envolveu violência. Assim, o Ministério Público Federal (MPF) ofereceu um acordo de não persecução penal (ANPP). Mesmo assim, ele vai desembolsar um salário mínimo de multa.
Por que é proibido fumar no avião?
Fumar em aviões já foi permitido e até comum no passado, mas hoje esta prática é proibida em todas as aeronaves comerciais no Brasil. Um dos principais motivos da proibição é o risco de incêndio, já que uma simples bituca descartada no lixo do banheiro, por exemplo, pode gerar chamas a bordo.
Claro, os aviões têm materiais antichamas para reduzir os riscos. Mesmo assim, as aeronaves mais modernas contam com dispositivos que lembram cinzeiros para que os passageiros descartem eventuais bitucas que podem ter sido acesas sem permissão.
As aeronaves têm detectores de fumaça nos banheiros e avisos luminosos de “não fumar” que permanecem acesos durante todo o voo. Além disso, a tripulação é treinada para lidar com princípios de incêndio em locais como os banheiros.
Leia também:
- Peugeot derruba preços e 2008 Active sai pelo custo do Hyundai HB20
- Marca chinesa derruba preços para queimar estoque antes de sair do Brasil
Vídeo: Aviões que são à prova de radar
Fonte: O Globo