Novo motor da Chevrolet aumenta a potência de Tracker e Montana
Por Leo Alves |

O novo motor da Chevrolet foi confirmado no Brasil e passa a equipar uma dupla de sucesso da marca. Inicialmente, a novidade equipa o SUV Tracker e a picape Montana, mas em breve outros modelos devem contar com os propulsores atualizados, como a família Onix.
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A principal mudança é a adoção de um sistema de injeção direta para os motores 1.0 turbo e 1.2 turbo. No caso do Tracker, o SUV utiliza os dois propulsores em suas versões, enquanto a Montana só utiliza o motor maior. Com a introdução da injeção direta, a potência ficou maior, e o consumo de combustível teve uma melhora também.
Além do aumento na potência, o novo motor da Chevrolet recebeu algumas atualizações em seu software. E, como o PL8 do Proconve entra em vigor já em janeiro, esses propulsores já estão alinhados com o limite mais severo de emissões.
Potência do novo motor da Chevrolet
Começando pelo motor 1.0 turbo, que equipa o Chevrolet Tracker, o aumento de potência e torque foi mais comedido. Com gasolina, ele saltou de 116 cv para 117 cv, com torque de 18,3 kgfm. Quando abastecido com etanol, a potência subiu de 116 cv para 121 cv, com torque de 18,9 kgfm.
Dessa forma, a medição do 0 a 100 km/h caiu um pouco, sendo feita em 10,9 segundos (antes era 11,8 s). Sobre o consumo, o Tracker 1.0 turbo agora faz na cidade 8 km/l, com etanol, e 11,6 km/l, com gasolina. Anteriormente, o SUV rodava 7,8 km/l e 11,2 km/l, respectivamente.
Na estrada, o consumo agora é de 9,8 km/l (etanol) e 13,7 km/l (gasolina). Com o motor anterior, o Tracker rodava 9,6 km/l, com etanol, e 13,6 km/l, com gasolina. Uma melhora discreta, mas ao menos ainda é uma melhoria.
Motor 1.2 turbo
No caso do propulsor 1.2 turbo, o salto de potência foi um pouco mais considerável. Com gasolina, a potência foi de 132 cv para 139 cv, com torque de 22,4 kgfm. No caso do etanol, agora o propulsor entrega 141 cv (antes era 133 cv), com torque de 22,9 kgfm.
Esse propulsor é utilizado na versão topo de linha do Tracker e também em todas as versões da Montana. No SUV, a medição do 0 a 100 km/h ficou em 9,7 segundos, sendo que antes era de 11,1 s. Na picape, ela agora demora 9,5 segundos para atingir os 100 km/h, enquanto antes era necessário 10,1 segundos.
Consumo motor 1.2 turbo da Chevrolet
Sobre o consumo, o SUV compacto com o novo motor da Chevrolet 1.2 turbo faz 7,7 km/l (etanol) e 11,2 km/l (gasolina), na cidade. Antes, esses números eram de 7,2 km/l e 10,4 km/l, respectivamente. Na estrada, ele passa a fazer 10 km/l (etanol) e 14,1 km/l (gasolina). Com o propulsor anterior, o consumo com etanol era de 9,2 km/l, enquanto com gasolina era de 13,2 km/l.
Na Montana, o consumo com o novo motor da Chevrolet ficou semelhante ao do Tracker 1.2. Na cidade, a picape teve uma leve piora com etanol, caindo de 7,7 km/l para 7,5 km/l. Com gasolina, o número anterior era de 9,3 km/l, e agora passou a ser de 9,7 km/l.
Com gasolina, também houve uma pequena piora no ciclo urbano, caindo de 11,1 km/l para 11 km/l. Na estrada, o número melhorou de 13,6 km/l para 13,7 km/l. Vale lembrar que esses dados são da Montana automática, que é a versão mais comprada pelo público geral.