Publicidade

Nova geração do Jeep Compass estreia em 2028 com versões eletrificadas nacionais

Por  | 

Compartilhe:
Jeep/Divulgação
Jeep/Divulgação

Em maio de 2025, a Jeep lançou a nova geração do Compass na Europa, com visual renovado, mais equipamentos e motorização inédita. A novidade, no entanto, ainda deve demorar um pouco para chegar ao Brasil.

Segundo a coluna do colega Marlos Ney Vidal, no UOL, o modelo atualizado será produzido nacionalmente, mas deve estrear por aqui somente em 2028.

Essa demora está relacionada ao investimento de R$ 13 bilhões anunciado pela Stellantis para a planta de Goiana (PE), que tem o objetivo de modernizar a linha de produção para suportar a fabricação de veículos híbridos e elétricos — e o novo Compass será um dos responsáveis por estrear essa nova fase.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O SUV médio marcará a estreia da plataforma STLA Medium no Brasil. De acordo com a coluna, sua produção deve começar em janeiro de 2028, com lançamento previsto para o primeiro trimestre do mesmo ano.

Como é a nova geração do Jeep Compass

O lançamento pode estar programado apenas para 2028, mas as principais informações já são conhecidas, graças à chegada do modelo ao mercado europeu.

O visual foi em grande parte preservado, mas agora exibe linhas mais robustas e modernas. As mudanças tiveram foco principalmente na aerodinâmica. A grade ganhou defletores de ar ativos, capazes de ajustar o fluxo conforme a necessidade do carro — o que ajudou a reduzir o coeficiente aerodinâmico (Cx) em cerca de 10% em relação ao modelo anterior, ficando abaixo de 0,30, benefício importante para as versões elétricas.

Os arcos de roda estão mais pronunciados, e a carroceria ganhou vincos mais marcados, resultando em um visual mais jovial em comparação à geração atual vendida no Brasil.

Na traseira, as lanternas agora são interligadas por uma barra de LED, tendência cada vez mais comum no segmento, e trazem ao centro o emblema iluminado da Jeep.

Continua após a publicidade

Interior e espaço

A cabine também foi totalmente renovada. O modelo conta com uma central multimídia de 16 polegadas centralizada no painel e um quadro de instrumentos digital de 10 polegadas. O console central é inédito, e o entre-eixos foi ampliado para 2,77 metros, oferecendo 55 mm extras de espaço para os passageiros. O porta-malas comporta 550 litros.

Continua após a publicidade

Motorização e versões

Na Europa, o novo Compass está disponível em três configurações: híbrido leve (MHEV), híbrido plug-in (PHEV) e 100% elétrico (BEV).

Para o Brasil, a estratégia deve ser semelhante, mas com uma diferença importante: o conhecido motor 1.3 turboflex deve continuar equipando as versões convencionais, segundo apuração da coluna.

Continua após a publicidade

A versão MHEV usará um sistema híbrido de 48 volts, já comum em outros modelos do mercado nacional. O PHEV terá tração integral e poderá rodar apenas no modo elétrico por curtas distâncias. Ambas as variantes devem estrear em 2028.

A configuração elétrica (BEV), por sua vez, deve ser lançada apenas em 2030, dentro do segundo ciclo de investimentos da Stellantis na fábrica de Pernambuco.

Leia também:

Continua após a publicidade

Vídeo: Seu celular é smart, e seu carro? Conheça o BYD Dolphin Mini!

Fonte: Marlos Ney Vidal, Uol