Nova bateria promete fim do maior problema em carros elétricos
Por Paulo Amaral |

Recarregar por completo a bateria de um carro elétrico em cerca de 5 minutos é um sonho que parece distante, mas pode estar muito mais perto do que se imagina. Duvida? Então prepare-se para ver o que a Donut Lab apresentou ao mundo durante a CES 2026.
- Cientistas inovam na bateria de carro elétrico e dão sinal verde ao lítio-metal
- Estudo surpreende ao revelar quanto tempo duram as baterias dos carros elétricos
A participação da startup na maior feira de tecnologia do mundo foi marcada por uma novidade que, se vingar, tem tudo para colocar um fim no maior problema (e na principal crítica) de quem tem carros elétricos.
A promessa é que, em um futuro próximo, as baterias de carros elétricos possam ser recarregadas praticamente no mesmo tempo que um carro a combustão leva para encher o tanque com gasolina, diesel ou etanol.
Qual o segredo da nova bateria para elétricos?
O segredo para isso está nos materiais utilizados para a fabricação da bateria. Ao invés de utilizar eletrólitos em gel ou líquidos, como ocorre nas baterias de íons de lítio, o componente desenvolvido pela Donut Lab usa material sólido na fabricação.
O resultado dessa troca, aparentemente simples? Menor risco de vazamento ou combustão e, de quebra, maior estabilidade química em condições extremas (entre - 30ºC e + 100 ºC). As novas baterias em estado sólido começaram a ser testadas em motos e, por enquanto, não há data para que o escalonamento chegue aos carros elétricos, mas, ao que tudo indica, parece ser apenas questão de tempo.
Leia também:
- 3 vantagens do Renault Kwid E-Tech contra o BYD Dolphin Mini
- 3 carros que vão trocar o motor a combustão por elétrico em 2026
Vídeo: Baterias BYD: A Verdade por trás dos Mitos!