Nissan dá grande passo rumo às baterias de estado sólido mais baratas
Por Danielle Cassita |

A Nissan criou protótipos de células de bateria em estado sólido, um grande passo rumo à próxima geração de veículos elétricos. Segundo informações do jornal Nikkei, as novas células chegaram às metas de desempenho necessárias para serem produzidas em massa em parceria com a startup LiCAP Technologies. O interesse nestes componentes é grande, já que têm potencial para dobrar a autonomia dos carros elétricos.
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Os testes com as novas baterias vêm ocorrendo em uma linha piloto que a Nissan opera desde o início deste ano. Se tudo correr bem, a empresa quer chegar ao custo de produção de US$ 75 por quilowatt-hora. No ano passado, a média era de US$ 115/kWh.
O problema é que o caminho até lá é bastante desafiador — por exemplo, a Nissan iria precisar de economias de escala melhores que aquelas usadas atualmente para as baterias de íons de lítio, que já têm cadeias de suprimentos estabelecidas.
Tecnologia de eletrodos secos promete reduzir custos
Talvez você esteja se perguntando sobre a diferença entre as baterias convencionais e as sólidas. O que acontece é que, atualmente, as baterias contam com o chamado revestimento úmido, que é uma mistura de materiais ativos, aditivos condutores e condutores propriamente ditos com um solvente.
Juntas, estas substâncias formam uma pasta líquida de cátodos e ânodos, que depois é revestida em coletores de folhas de alumínio e cobre. Estas folhas passam por um processo de secagem em forno a alta temperatura. Contudo, produzir baterias por este processo em grandes fábricas e com defeitos mínimos ainda é um grande desafio.
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Fonte: InsideEVs