Publicidade

Super-navio da BYD: conhecemos o gigante dos mares que transporta 5 mil carros

Por  |  • 

Compartilhe:
Paulo Amaral/Canaltech
Paulo Amaral/Canaltech

O Explorer Nº1, gigantesco navio da BYD, está de volta ao Brasil. A embarcação de 199,9 metros de comprimento e 38 metros de largura, com capacidade para transportar até 7.000 veículos por vez, atracou no porto Portocel, em Aracruz (Espírito Santo), nesta quinta-feira (27), trazendo a bordo mais um lote de carros eletrificados da marca chinesa.

Em sua segunda viagem ao país, o Explorer Nº1 deixou Ningbo, na China, e após paradas rápidas em Singapura e Port Louis, finalmente chegou em Aracruz para abastecer as muitas concessionárias BYD com carros das famílias Dolphin, Song e Yuan. Essa viagem para atravessar o planeta demorou cerca de 40 dias.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Segundo a BYD, foram embarcados um total de 5.524 carros, elétricos e híbridos. A ideia é que o novo lote seja suficiente para dar conta da demanda até que as operações da fábrica em Camaçari, na Bahia, sejam iniciadas, provavelmente no 2º semestre de 2025.

A equipe do CT Auto esteve presente e pôde acompanhar de perto a chegada da embarcação. Além disso, foi possível conhecer de perto as impressionantes instalações da embarcação, que desta vez viajou com 22 tripulantes da Índia, Flipinias, Croácia e Bulgária.

Como é o navio gigante da BYD?

A embarcação tem 199,9 metros de comprimento, capacidade para carregar até 7.000 carros por vez e autonomia para navegar por até 15.800 milhas náuticas, que dá cerca de 29 mil quilômetros. O alcance é suficiente para fazer uma viagem entre a China e o porto de Santos, no Brasil, já que a distância entre os pontos é de aproximadamente 11 mil milhas náuticas.

O combustível utilizado no BYD Explorer Nº1 também é mais sustentável. O navio conta com um inovador sistema de propulsão que utiliza, além do combustível convencional, o GNL (gás natural liquefeito), que não é tão limpo quanto a energia dos carros, mas ao menos polui menos que o diesel de outras embarcações.

No inteiror, além do imenso estacionamento que traz os milhares de carros, há diversas áreas para a tripulação se divertir. Afinal, comandante e comandados trabalham em turnos de 12 horas. Além disso,  por razões contratuais,  podem ficar até um ano em alto-mar.

Infelizmente, a equipe do CT Auto não foi autorizada a tirar fotos dos locais internos do navio, a pedido da tripulação, mas há salão de jogos, área de descanso, cozinha e os quartos.

Continua após a publicidade

De acordo com os responsáveis pela logística,  o desembarque dos mais de 5.500 carros só será finalizado no dia 2 de março,  mas a data em que o gigantesco navio deixará o porto e voltará a encarar a longa viagem de volta à China não foi revelada. 

Leia também:

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*