Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Motorista de teste de carro autônomo da Waymo causa acidente ao desligar sistema

Por| 06 de Novembro de 2018 às 19h37

Link copiado!

Motorista de teste de carro autônomo da Waymo causa acidente ao desligar sistema
Motorista de teste de carro autônomo da Waymo causa acidente ao desligar sistema

O último acidente envolvendo um carro autônomo da Waymo foi causado exatamente porque o motorista dentro do veículo não confiou na tecnologia. O governo da Califórnia divulgou nesta terça-feira (6) um relatório sobre um acidente em Mountain View em 19 de setembro. O documento informa que “o motorista assumiu controle manual do veículo por excesso de precaução”.

A verdade é que o motorista trocou de faixa sem olhar para o lado direito e bateu em um motociclista que vinha logo atrás com mais velocidade. O relatório explica que havia um carro na pista 1 da rodovia, à esquerda do carro da Waymo, o qual resolveu mudar de faixa por conta de um caminhão na pista. No momento em que este veículo trocava da faixa 1 para a 2, andando para a direita, o motorista do Waymo desligou o sistema autônomo, e por precaução, também fez o mesmo movimento da faixa 2 para a 3. Contudo, ele não viu um motociclista que chegava pela direita, causando o acidente.

Por conta disso, o CEO da empresa, John Krafcik, em post no Medium, explicou que ainda há um desafio quando se trata de testes e que este foi um acidente que o sistema poderia ter evitado. “A análise deste incidente confirmou que nossa tecnologia teria evitado a colisão indo pelo caminho mais seguro de ação. Enquanto nosso motorista de teste está focado no carro à frente, nosso sistema autônomo estava simultaneamente mapeando a posição, direção e velocidade de cada objeto em volta dele. Crucialmente, nossa tecnologia antecipou e previu o comportamento futuro de veículo e motociclista em movimento. Nossa simulação mostrou que o sistema autônomo respondeu ao carro reduzindo a velocidade do nosso veículo, balançando levemente em nossa própria pista, evitando a colisão”, pontua o CEO.

Continua após a publicidade

Felizmente, segundo o relatório, motorista e ciclista tiveram apenas ferimentos leves e passam bem. Com isso, a Waymo mantém seus testes na região e pede que o acidente “não diminua a confiança na tecnologia”.

Fonte: DMV, Medium