Publicidade

Motorista afirma que carro da Tesla “quase o jogou” em lago

Por  | 

Compartilhe:
Priscilla Du Preez 🇨🇦/Unsplash
Priscilla Du Preez 🇨🇦/Unsplash

A Tesla, montadora de Elon Musk, voltou a chamar a atenção nas redes sociais. Daniel Milligan, ex-engenheiro da empresa aeroespacial SpaceX, afirmou em publicações no X, antigo Twitter, que seu carro quase o jogou em um lago enquanto dirigia com o sistema Full Self-Driving (FSD) ativo. 

O ocorrido foi publicado em 16 de fevereiro e já soma mais de 1,2 milhão de visualizações na rede social de Musk. No vídeo da publicação, o carro segue pelo caminho até que acessa uma rua — no fim dela, está o lago. O veículo parece parar pouco antes de alcançar a água. 

"Tentei de novo durante o dia, na mesma direção e destino, e o carro não foi para a rampa de barcos. Meu palpite é que conseguiu ver a pista à frente durante o dia, ou que "enxergou" o lago mais claramente", acrescentou ele em outra postagem. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Direção autônoma em carros Tesla

Segundo Milligan, o incidente ocorreu enquanto o carro operava a versão 14.2.2.4, uma das mais recentes versões da marca. A distribuição desta versão começou em janeiro de 2026. Entre as novidades, estão um codificador de visão neural com maior resolução e melhorias no comportamento do carro perto de outros, principalmente se estes forem veículos de emergência.  

Embora a série 14.2 tenha trazido melhorias na resolução de visão neural, os chamados "casos de limite" (ou “edge cases”, como são chamados em inglês) continuam ocorrendo e provocando reações que, muitas vezes, são perigosas. Vale lembrar que o FSD está atualmente sob pressão regulatória nos Estados Unidos — os órgãos competentes por lá já relacionaram dezenas de incidentes ao recurso.  

Para especialistas e críticos do setor, a terminologia "Full Self-Driving" é parte central do problema, já que indica uma capacidade técnica que o software do carro ainda não possui. Hoje, quem quiser usar o recurso em um carro da Tesla precisa pagar uma taxa mensal

Leia também: