Publicidade

Moto elétrica controlada pelo celular já está em testes no Brasil

Por  | 

Compartilhe:
Yadea/Divulgação
Yadea/Divulgação

As fabricantes chinesas seguem “invadindo” o Brasil — e não só no setor de carros. A Yadea, fabricante de motos elétricas, mostrou durante o Festival Interlagos de 2025 a sua primeira scooter autônoma. 

Ainda sem nome, o modelo autônomo da Yadea já está em solo nacional, mas ainda em fase de testes e sem previsão de lançamento. Além do Brasil, o protótipo está passando por avaliações em países como Tailândia, China e México. 

Capacidade de locomoção

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Não há muitas informações sobre as especificações técnicas da moto, mas o que mais chama a atenção é a capacidade e a forma como se locomove sozinha. 

O modelo utiliza um sistema de giroscópio com balanceamento automático, que é capaz de manter a moto em pé. Os comandos de movimento são realizados por meio de um aplicativo próprio, que podem ser manuseados via celular ou computador. 

Apesar de ser rotulada como scooter autônoma pela fabricante, esse “modo de pilotagem” não pode ser utilizado em ruas ou vias, por exemplo. Ele foi desenvolvido apenas para manobras simples, como na hora de estacionar. 

Este tipo de tecnologia, no entanto, não é inovador. Algumas empresas como Honda, BMW e Yamaha já disponibilizam produtos com funcionalidades semelhantes e até mesmo superiores

Outros modelos trazidos pela Yadea ao Brasil

Além do conceito, a Yadea mostrou outras motocicletas durante o Festival Interlagos deste ano. E estes com previsão para lançamento no mercado nacional. 

Como carro-chefe — ou melhor, moto-chefe — temos a Yadea Keeness, um modelo do tipo naked com motorização elétrica, que estará disponível em agosto a partir de R$ 28.900

Continua após a publicidade

Ela vem equipada com um motor de 11 kW, que pode entregar um desempenho semelhante ao de uma moto de 125 cilindradas. Sua velocidade máxima é de 100 km/h. Para fornecer energia a este sistema, há uma bateria de lítio de 72V, garantindo uma autonomia de cerca de 129 km. 

A marca apresentou também a Yadea Owin, uma pequena moto elétrica com inspiração na icônica Piaggio Vespa. Ela começará a ser vendida no Brasil até o fim deste mês, com preços partindo de R$ 13.900.

Continua após a publicidade

Por se tratar de um veículo autopropelido, não há necessidade de CNH ou emplacamento para pilotá-la. De série ela vem equipada com uma bateria de 60V que disponibiliza uma autonomia de 71 km. Para o carregamento completo, é necessário cerca de cinco horas. 

Leia também:

Vídeo: Baterias BYD; a verdade por trás dos mitos

Continua após a publicidade