Publicidade

Model C | Suposta foto do carro elétrico da Foxconn surge online

Por| Editado por Jones Oliveira | 24 de Setembro de 2021 às 12h40

Link copiado!

The NY Post
The NY Post
Tudo sobre Foxconn

Há algum tempo, a Foxconn tem dado alguns passos em direção à indústria automotiva. Em janeiro de 2020, por exemplo, ela assinou uma joint venture com a então Fiat Chrysler (FCA) para construção de veículos elétricos na China, além de fazer investimentos no gigante chinês de baterias CATL e no fornecedor chinês de compartilhamento de carona Didi Chuxing. Recentemente, a empresa também costurou um acordo para fabricar os carros elétricos da startup estadunidense Fisker em 2023.

Além dos investimentos, a principal fornecedora e montadora da Apple também anunciou planos de lançar sua própria linha de veículos elétricos até o final deste ano. Em novembro de 2020, o Foxconn Group e o Yulon Group, um fabricante de automóveis taiwanês, estabeleceram a joint venture Foxtron, que será a marca dos veículos elétricos fabricados pela empresa comandada por Terry Gou.

Nesta quinta-feira (23), fotos do Model C, suposto nome de um dos carros da Foxconn, apareceram em um fórum local, mostrando que os planos da gigante podem estar finalmente sendo colocados em prática. As imagens mostram um veículo preto com câmeras ao invés de espelhos retrovisores convencioanis, faróis bem diferenciados e rodas com design esportivo. A cor do interior aparenta ser cinza claro e não há presença de grade de entrada de ar no automóvel.

Continua após a publicidade

O Model C será fabricado pela própria companhia em sua matriz taiwanesa e a expectativa é que o veículo tenha um estilo similar ao Lucid Air, produzido pela norte-americana Lucid Motor. O automóvel será lançado no dia 18 de outubro juntamente com outros dois carros elétricos da marca na Foxconn Technology Day 2021.

Android dos carros elétricos

Além de fabricar seus próprios automóveis, a Foxconn também planeja oferecer soluções OEMs baseadas em Android. No ano passado, a empresa desenvolveu uma espécie de "plataforma aberta" para que qualquer companhia interessada possa criar seu próprio automóvel elétrico, escolhendo os atributos e os componetes, deixando a etapa da fabricação por conta da Foxconn.

Continua após a publicidade

O conjunto de ferramentas foi batizado de MIH Open Platform e inclui opções como escolha do design de chassi, personalização de rodas e tamanho de bateria. O sistema é praticamente modular, funcionando através da utilização de componentes separados entre si e permitindo que eles possam ser trocados e atualizado facilmente. A plataforma também disponibiliza serviços de manutenção e piloto automático. Ainda há dúvidas sobre como a MIH irá evoluir e até que ponto, mas certamente irá beneficiar a Foxconn.

"Os fornecedores de componentes poderiam entrar nas cadeias de fornecimento de veículos elétricos mais rapidamente através do consórcio MIH, enquanto a Foxconn também poderia ter acesso a vários fornecedores para fortalecer sua competitividade na indústria do ramo", disse Chiu Shih-fang, analista de eletrônica automotiva do Instituto de Pesquisa Econômica de Taiwan (TIER), que tem rastreado a Foxconn há muito tempo.

Fonte: IT HometopelectricsuvFT