Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Ford Territory chega com bom pacote tecnológico para competir com Jeep Compass

Por| 07 de Agosto de 2020 às 12h29

Link copiado!

Ford
Ford
Tudo sobre Ford

A Ford quer entrar para valer na briga em um dos segmentos mais aquecidos do mercado brasileiro de automóveis: o de SUVs médios. O produto para tentar tirar o reinado absoluto do Jeep Compass é o Ford Territory, que chega trazendo um atraente conjunto tecnológico e mecânico para abocanhar uma fatia das vendas. O anúncio foi feito em apresentação online no último dia 5 e foi acompanhado pelo Canaltech.

Segundo a Ford, o Territory se posiciona entre o Jeep Compass e o Volkswagen Tiguan, os dois SUVs médios mais vendidos do mercado nacional. Com o modelo da Jeep sendo responsável por mais da metade do share desse segmento, a ideia da Ford é tentar tirar vendas de suas versões intermediárias com motor flex, bem como do Tiguan, que é o segundo colocado e que, apesar dos valores superiores, tem boa participação com a versão topo de linha, a R-Line.

Para tentar realizar essa façanha, o Territory apresenta um robusto e atraente conjunto tecnológico, além de ter um bom espaço e motorização. O SUV médio da Ford vem importado da China e é equipado com um motor 1.5 GTDI Turbo, à gasolina, que desprende 150cv e 22,9 kgfm (entre 1.500-4.000 rpm), o que proporciona um andar progressivo e ágil a qualquer momento, segundo a montadora. O câmbio utilizado é o automático CVT, que é pensado para o conforto.

Continua após a publicidade

Já quando falamos de tecnologia, o Territory parece, mesmo, que vai incomodar muito os rivais. Ele é o único da categoria que tem um modem embarcado para comunicação remota. O que nos leva ao principal atributo nesse quesito dentro do SUV, o FordPass Connect, novo serviço da Ford para controle do carro à distância. Ele permite travar e destravar portas, dar partida acionando o ar condicionado, checar a pressão dos pneus e o nível de combustível e localizar o veículo remotamente, além de receber alertas de funcionamento, de acionamento do alarme e dar acesso ao manual do proprietário digital. Tudo isso, claro, pelo Smartphone, que deve ter instalado o app FordPass.

Todos esses serviços do FordPass Connect serão disponibilizados gratuitamente para os proprietários durante o primeiro ano de uso.

Além disso, o Ford Territory traz a novíssima central multimídia SYNC Touch. Com 10,1 polegadas, ela é a maior disponível para a categoria e traz modos de exibição personalizados, além de também ser a única a oferecer conectividade com Apple Car Play sem fio. O Android Auto, por enquanto, apenas por cabo, mas essa atualização pode chegar over the air, afinal, o carro possui um modem proprietário. Além disso, o SUV possui carregamento de smartphones por indução no console central com a tecnologia "Qi", que permite dois modos automáticos de carregamento.

Continua após a publicidade

Segurança ativa

O Ford Territory vem equipado de série com um conjunto robusto e completo de itens de segurança. Tem seis airbags, controle eletrônico de estabilidade e tração AdvanceTrac, assistente de partida em rampa, sensor de monitoramento de pressão dos pneus, freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, aviso de uso do cinto de segurança para o motorista e passageiro, ganchos Isofix e espelho retrovisor interno eletrocrômico.

A versão Titanium, a topo de linha, oferece ainda mais itens de conforto e segurança que, certamente, tornarão a dirigibilidade mais segura e agradável. A câmera 360° com visualização panorâmica é um item exclusivo entre os competidores diretos e permite acompanhar tudo o que acontece em torno do veículo, aumentando a segurança em situações como saída de garagens, evitando, inclusive, pequenos atropelamentos e acidentes.

Continua após a publicidade

O piloto automático adaptativo com Stop & Go permite selecionar a velocidade e quatro níveis de distância do veículo à frente. Com essa tecnologia, o sistema freia o veículo totalmente quando o trânsito para e volta a acelerar automaticamente em paradas de até três segundos, aumentando o conforto em viagens. O alerta de colisão frontal com frenagem automática, o alerta de saída de faixa, o alerta de ponto cego, o estacionamento automático e os faróis com acendimento automático completam a lista de itens de tecnologia voltados à segurança.

Acabamento, design e conforto

Algo que chama a atenção no Territory é seu porte. Com grande distância entre eixos, de 2.716 mm, a maior largura da categoria, de 1.936 mm (sem espelhos) e comprimento de 4.580 mm, o Territory oferece um nível superior de conforto para os passageiros.

Continua após a publicidade

Nos bancos da frente, ele é líder em espaço do assento ao teto (1.006 mm) e vão livre para a cabeça (56 mm). No banco traseiro, também é maior que os competidores diretos em espaço para pernas (1.000 mm) e para os joelhos (88 mm). O interior, com console central elevado e teto solar panorâmico elétrico de série, impressiona também pelo nível de acabamento e conforto.

O Territory SEL (de entrada) vem com rodas de liga leve de 17” e pneus 235/55 R17. O Territory Titanium (topo de linha) se diferencia visualmente pelo teto pintado de preto, rodas de liga leve de 18” com pneus 235/50 R18, maçanetas cromadas e retrovisores com luzes de aproximação e rebatimento elétrico. A versão Titanium tem interior claro, uma tendência no segmento premium, que amplia a percepção de espaço e conforto. Os bancos são parcialmente em couro de alta qualidade, com um sistema exclusivo de aquecimento e resfriamento para os passageiros da frente.

Preços e versões

Continua após a publicidade

A estratégia da Ford para o posicionamento do Territory parece das mais acertadas. Com um mercado saturado, a montadora americana decidiu trazer apenas duas versões de seu novo SUV médio: a SEL e a Titanium.

Na SEL, que sai por R$ 165.900, teremos:

  • Conjunto óptico em LED
  • Teto Solar Panorâmico
  • Antena tipo barbatana de tubarão
  • Rodas 17 polegadas
  • FordPass Connect
  • Cluster de 3 polegadas
  • Sensor e câmera de ré
  • Assistente de saída em rampa
  • Seis airbags
  • Multimídia Sync Touch com Apple Car Play sem fio
  • Controles de estabilidade e tração
  • Freios ABS com EBD
  • Retrovisor Eletrocrômico

Na Titanium, que sai por R$ 187.900, além de todos os itens acima, teremos:

Continua após a publicidade
  • Controle de cruzeiro adaptativo com Stop & Go
  • Câmera 360º e visão panorâmica
  • Rodas 18 polegadas
  • Cluster digital de 10 polegadas
  • Detalhes estéticos diferenciados
  • Interior em duas cores
  • Sensor crepuscular
  • Sensor de estacionamento dianteiro
  • Sensor de chuva
  • Sistema de som com oito alto-falantes

O Canaltech testará o Ford Territory em breve e contará tudo em detalhes para você.