Koenigsegg apresenta supercarro que chega a 480km/h

Koenigsegg apresenta supercarro que chega a 480km/h

Por Felipe Ribeiro | 08 de Março de 2019 às 07h26
Koenigsegg

O Salão de Genebra, um dos maiores e mais importantes eventos da indústria automotiva, teve início nesta quinta-feira (7) em Genebra, Suíça, e, aos poucos, as grandes novidades vão aparecendo e chocando o público. Uma delas é da sueca Koenigsegg, especializada em automóveis de altíssima performance, que conseguiu desviar os olhares dos presentes no pavilhão do evento para o novo Jesko, nomeado em homenagem ao pai do fundador da empresa.

Segundo a fabricante, esse possante deve atingir a velocidade máxima de 480km/h, o que o torna o automóvel de passeio mais rápido do mercado. Para colocá-lo em termos mais relacionáveis, este carro pode passar por um campo de futebol, de ponta a ponta, em menos de um segundo.

A Koenigsegg está produzindo apenas 125 unidades do Jesko, com opção entre a versão de velocidade máxima, que citamos acima, e uma variante mais orientada para as pistas, que está em exibição em Genebra esta semana. Apesar do preço inicial de US$ 2,8 milhões (R$ 10,7 milhões) sem impostos, 90 dos carros já haviam sido vendidos antes da apresentação oficial, e a Koenigsegg vem fazendo negócios durante a feira, com a expectativa de deixar a Suíça com todos as encomendas preenchidas.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Desempenho assustador

Construído em torno de um motor V8 twin-turbo 5.0 redesenhado, o Koenigsegg Jesko pode atingir 1.280cv de potência com gasolina comum ou 1.600cv de potência com biocombustível E85 (o nosso etanol). Tem o eixo de manivela mais leve do mundo (pesando 12,5 kg), que é moído a partir de um único lingote de aço e ajuda o motor a trabalhar com mais eficiência. Há também um benefício acústico para o novo projeto, que a Koenigsegg diz ajudar a produzir um "som do motor ainda mais visceral".

Um novo sistema de transmissão, chamado Light Speed ​​Transmission, vem com nove velocidades e foi projetado internamente, prometendo “mudanças de marcha [que] ocorrem em praticamente zero tempo entre as engrenagens adjacentes”. Ele é acompanhado por uma tecnologia de troca de marchas preditiva Ultimate Power On Demand que garantirá “potência instantânea e prolífica, sempre otimizada e sempre disponível, permitindo máxima aceleração nas ultrapassagens, retomadas, etc.”

A Koenigsegg adicionou a direção traseira ativa ao Jesko, o que ajuda a melhorar as curvas e a reduzir o giro do carro. Em baixas velocidades, as rodas traseiras são direcionadas contra as da frente, enquanto em altas velocidades giram na mesma direção. O mesmo pode ser dito do aerofólio traseiro ativo.

A produção dos carros está prevista para o final de 2020, com entregas iniciando no início de 2021.

Fonte: The Verge

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.