Jetour: quem é a marca chinesa que mira desbancar BYD e GWM no Brasil?
Por Paulo Amaral |

Principais expoentes da invasão chinesa que tomou conta do mercado automotivo no Brasil, GWM e BYD terão mais uma rival pela frente em 2026: a Jetour, que iniciou oficialmente seus trabalhos no país nessa semana.
- 5 carros que a Fiat deve lançar no Brasil em 2026
- Ferrari abre exceção e cria superesportivo que foge do padrão da marca
A fabricante chegou ao país com três modelos de carros eletrificados, todos do segmento de SUVs médios e com motorização híbrida. São eles: S06, o primeiro a ser apresentado, T1 e T2.
O S06, aliás, já sabe bem quais rivais terá que desbancar se quiser se dar bem no mercado tupiniquim. O SUV híbrido plug-in será o modelo de entrada da marca no Brasil e terá duas versões disponíveis, voltadas para brigar tanto com o BYD Song Plus quanto com o GWM Haval H6.
A variante mais simples, batizada como S06 Advance, custa R$ 199.990,00, enquanto a mais completa, Premium, sai por R$ 229.990,00. Ambas têm o mesmo conjunto mecânico, formado por um motor 1.5 turbo a gasolina e outro elétrico, que entregam 315 cv de potência combinada. A bateria é de 19,4 kWh, com autonomia elétrica de 70 km por ciclo, além da capacidade de rodar entre 12,6 e 14 km/l na cidade no modo híbrido, segundo o Inmetro.
Quem é a Jetour, nova rival da BYD?
Mas, afinal de contas, quem é a nova marca chinesa que chegou ao Brasil com a pretensão de dar dores de cabeça na GWM e na BYD, líderes de mercado no segmento dos eletrificados?
A Jetour, na verdade, tem por trás o mesmo grupo responsável pela Omoda & Jaecoo no país: Chery Group International. Assim, a estratégia no Brasil também será semelhante à aplicada na chegada da O&J.
A Jetour, portanto, terá seu foco principal em SUVs e, assim como no caso da O&J, contará com uma segunda marca trabalhando junto a ela, a Soueast, que passou a fazer parte do Grupo Chery em 2024.
O Jetour S06, primeiro modelo escolhido para ser lançado no Brasil, aliás, era originalmente um carro com a logomarca Soueast, “rebatizado” após a união das marcas. Já os dois outros SUVs confirmados pela nova rival de BYD e GWM, T1 e T2, têm design diferente, mais ao estilo jipe, com apelo para quem curte visual off-road.
Leia também: