Publicidade

Isenção para carros híbridos em São Paulo tem data para acabar

Por  | 

Compartilhe:
Xb100/Freepik/CC
Xb100/Freepik/CC

Os bolsos dos proprietários de carros híbridos flex fabricados em São Paulo, hoje isentos do pagamento de IPVA, vão começar a ficar mais vazios a partir de 2027. O governo do estado anunciou que a isenção da alíquota para os veículos elegíveis ao benefício está com os dias contados tem data para acabar.

A decisão de colocar um fim à isenção do IPVA para carros híbridos foi tomada por conta de uma mudança de estratégia fiscal. O governo argumenta que a renúncia de receita já não se justifica diante da expansão do mercado e da necessidade de equilibrar as contas públicas. Assim, com mais modelos disponíveis e maior procura, a isenção deixou de ser vista como essencial para manter o ritmo de vendas.

Vale lembrar que, em 2026, para ter direito à isenção, o veículo precisou atender vários requisitos técnicos, entre eles o que fixava um teto de preço de R$ 261.154,45. Além disso, os carros híbridos precisavam ter motor elétrico com pelo menos 40 kW de potência e bateria de 150 V ou superior. Atualmente, o Corolla e Corolla Cross, da Toyota, são os únicos que atendem aos critérios.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Como será a volta da cobrança do IPVA para híbridos?

De acordo com os planos do Governo de São Paulo, a retomada da cobrança do IPVA para carros híbridos será feita de forma escalonada. Em 2027, os proprietários pagarão 1% do valor venal do veículo. No ano seguinte, 2028, a alíquota sobe para 2%. Já em 2029, o imposto será de 3%, até que em 2030 os híbridos passem a pagar a mesma alíquota integral aplicada aos veículos convencionais, de 4%.

Na visão de especialistas, porém, o fim da isenção do IPVA para carros híbridos em São Paulo terá ao menos dois efeitos negativos que podem refletir no mercado em um curto prazo: uma desaceleração nas vendas e uma maior pressão sobre fabricantes para oferecer preços competitivos.