IPVA 2026: confira datas para pagamento e descontos nos principais estados
Por Paulo Amaral |

O calendário do IPVA 2026 dos principais estados do Brasil já começou a ser divulgado. Embora alguns locais importantes, como Minas Gerais, ainda não tenham oficializado as datas, outros centros como São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Bahia já informaram quando os contribuintes poderão fazer os pagamentos e quais serão os percentuais de desconto.
- Quais estados terão isenção total de IPVA para carros elétricos e híbridos?
- Como consultar o IPVA de um carro?
A alíquota de imposto aplicada para cada tipo de veículo segue calculada de acordo com as regras específicas das praças, e a única regra aplicada a todas as federações do país é a que dá isenção total aos carros fabricados até 2006; ou seja, com 20 ou mais anos de fabricação.
Os carros elétricos e híbridos também contam com isenção total ou parcial, mas apenas em alguns estados. Em São Paulo, por exemplo, não há distinção na cobrança por conta dos motores, e a alíquota cobrada é a mesma, tanto para veículos eletrificados quanto movidos a combustão.
Confira a seguir o calendário de pagamento e os descontos oferecidos pelos principais estados para o IPVA 2026.
IPVA 2026: datas e descontos em São Paulo
O pagamento do IPVA para quem tem veículos registrados no estado de São Paulo começa no dia 12 de janeiro para placas final 1 e vai até o dia 23 de janeiro para veículos com placas final 0.
O governo determinou que, em 2026, a alíquota será de 4% para carros de passeio e 2% para motocicletas e similares, além de picapes cabine simples, ônibus e micro-ônibus. Caminhões pagam 1,5% de tributo e carros de locadora, 1%. Não há isenção para eletrificados.
A regra no estado oferece um desconto de 3% para quem pagar à vista, até a data limite de cada placa. Há também a possibilidade de pagar à vista, mas sem desconto, em fevereiro ou, então, parcelar entre 3 e 5 vezes, em cima do valor cheio.
IPVA 2026: datas e descontos no Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro o calendário dará um pouquinho mais de folga aos donos após a virada do ano, pois começará somente no dia 21, mas para veículos com placas final 0, e irá até 3 de fevereiro (placas final 9).
As alíquotas para carros de passeio são de 4% e 2% para motocicletas, ônibus e caminhões. Donos de carros com GNV pagam 1,5%, mesmo valor de quem possui veículos híbridos. Proprietários de carros elétricos, por sua vez, pagam apenas 0,5% de alíquota.
O governo do Rio também oferece desconto de 3% para pagamento à vista, em cota única, mas dá a oportunidade de parcelar o imposto em 3 vezes, a partir de janeiro.
IPVA 2026: datas e descontos no Rio Grande do Sul
O Rio Grande do Sul manteve as alíquotas cobradas no IPVA 2025 para o imposto do ano que vem. Isso significa que veículos de passeio pagarão 3% em cima do valor do bem, assim como picapes. Motos, por sua vez, terão alíquota de 2%, enquanto ônibus, caminhões e carros de locadora, 1%. Veículos elétricos serão isentos da tarifa.
O calendário no estado funciona de forma diferente, e pode ser pago entre os dias 3 e 16 de dezembro com desconto de 3%, que pode chegar a 25,69% com os programas Bom Motorista e Bom Cidadão. As demais opções incluem pagamento em cota única até 30 de abril (a partir do dia 1º) ou parcelamento em até 6 vezes.
IPVA 2026: datas e descontos no Paraná
O estado do Paraná talvez seja o que mais beneficiou os proprietários em relação ao IPVA 2026. Além de reduzir a alíquota em 45% (de 3,5% para 1,9%), exceto para caminhões, veículos de locadoras ou movidos a GNV (pagam 1%), oferece desconto de 6% para pagamento à vista.
Os pagamentos podem ser feitos a partir do dia 9 de janeiro e vão até 16 do mesmo mês, com dois finais de placa por data. O parcelamento, se o contribuinte quiser, pode ser feito em até 5 vezes.
IPVA 2026: datas e descontos no Distrito Federal
A capital nacional também já divulgou o calendário de pagamento do IPVA 2026, as alíquotas e os descontos oferecidos. Por lá, o imposto é de 3,5% para carros de passeio, 1% para utilitários e caminhões e 2% para motocicleta. Elétricos e híbridos têm isenção total e não pagam o tributo.
O calendário de pagamentos começa no dia 23 de fevereiro para placas final 1 ou 2 e vai até 27 de fevereiro para as terminadas em 9 ou 0. O desconto para pagamento à vista é de 10%, mas, se o contribuinte optar pelo parcelamento, poderá fazê-lo em até 6 vezes, sem o abatimento.
IPVA 2026: datas e descontos na Bahia
Os estados da parte “de cima” do país também já começaram a divulgar o calendário de pagamento do IPVA 2026. Na Bahia, por exemplo, a alíquota é única, de 2,5%, independentemente do tipo de veículo. As exceções serão os elétricos até R$ 300 mil, que estão isentos do tributo.
O estado determinou que o parcelamento poderá ser feito em até 5 vezes, desde que o valor mínimo seja de pelo menos R$ 120. A cota única terá desconto de 15% para quem pagar até 10 de fevereiro ou de 8% se o contribuinte optar por fazer o pagamento na data de vencimento da primeira parcela, a partir de 30 de março (de acordo com o final da placa).
Leia também:
Vídeo: Cuidado com o golpe da CNH por e-mail!!!