IPVA 2026: como saber o valor venal do veículo para calcular o imposto?
Por Paulo Amaral |

Você sabe como calcular quanto terá que pagar de IPVA pelo seu veículo em 2026? Não? Então fique tranquilo, que o CT Auto vai ensinar direitinho como fazer para saber o valor exato do imposto sobre veículos automotores do próximo ano. Antes, porém, um alerta: esse cálculo é válido somente para veículos registrados no estado de São Paulo, ok?
- IPVA 2026: confira datas para pagamento e descontos nos principais estados
- Confira se seu carro estará isento de IPVA em 2026
O primeiro passo para saber quanto você vai pagar de IPVA em 2026 por um veículo registrado em São Paulo é descobrir o valor venal dele. Para isso, será preciso seguir as orientações divulgadas nesta semana pela Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP).
De acordo com o órgão, o levantamento foi encomendado à Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e se refere a 13.571 modelos e versões de veículos de todas as marcas.
“A pesquisa é baseada nos preços de venda praticados no varejo em setembro/outubro de 2025. Quando comparado ao mesmo período de 2024, os valores de mercado apresentam valorização média de 2,51%”, diz a Sefaz-SP.
Como saber o valor do IPVA?
Para calcular o valor do IPVA de um veículo registrado em São Paulo e, assim, saber quanto terá de pagar pelo imposto em 2026, o proprietário deverá acessar a página do Sistema de Veículos (Sivei).
Feito isso, será necessário logar com as credenciais, via Certificado Digital ou, então, com login e senha Gov.br. Basta, então, colocar a placa do veículo a ser consultado e pronto: o valor venal será informado.
Vale lembrar que, em São Paulo, as alíquotas para pagamento do IPVA em 2026 seguem as mesmas do último período. Isso significa 4% para carros de passeio, 2% para ônibus e motocicletas e 1,5% para caminhões. Após descobrir o valor venal, basta multiplicá-lo pela porcentagem convertida para decimal (0,04% carros, 0,02% motos e, assim por diante).
Os carros elétricos e híbridos não possuem isenção de IPVA no estado de São Paulo, exceção feita aos que são fabricados na região, casos específicos do Toyota Corolla e do Toyota Corolla Cross.
Leia também:
- CNH sem autoescola começa com "boicote" dos Detrans; entenda
- Quais estados terão isenção total de IPVA para carros elétricos e híbridos?
Vídeo: Cuidado com o golpe da CNH por e-mail!!!