Publicidade

Honda adota estratégia inédita para resolver recall de "airbags mortais"

Por  | 

Compartilhe:
Marcel Langthim/Pixabay/CC
Marcel Langthim/Pixabay/CC

A Honda iniciou uma operação inédita para encontrar os carros pendentes no recall dos airbags da Takata. Para isso, a montadora fechou parcerias com um leiloeiro particular no Rio de Janeiro e com o Detran de São Paulo para trocar os componentes antes que os veículos voltem para as ruas. 

No Rio de Janeiro, a ação é conduzida junto das concessionárias e monitora os lotes de leilão que têm carros afetados para realizar o reparo localmente. Já em São Paulo o trabalho é focado nos pátios do Detran, onde as equipes técnicas trabalham na substituição dos airbags nos carros retidos ou apreendidos.  

A estratégia foi desenhada em resposta às complexidades do mercado brasileiro. É que os carros com mais de dez anos dificilmente voltam à rede oficial para revisões periódicas, ou seja, ficam fora do radar da montadora. Assim, a saída foi levar as equipes técnicas “a campo” para substituir os itens.   

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O perigo dos "airbags mortais"

O recall dos airbags Takata é considerado o maior na história da indústria automotiva — e não é sem motivo, afinal, o chamado inclui milhões de carros de diferentes marcas. Basicamente, o problema é resultado do propelente químico do dispositivo de segurança: quando exposto a longos períodos de calor e umidade, o inflador pode se degradar e, em caso de colisão, explodir com força excessiva

O resultado? Estilhaços metálicos são disparados contra os ocupantes do carro, o que já causou ferimentos graves e mortes no Brasil e no exterior. A Honda reforça que o reparo é gratuito e essencial para a segurança viária, e recomenda que os proprietários de modelos mais antigos consultem o status do seu chassi no site oficial da marca ou pelo telefone 0800-701-3432. 

Leia também: