Publicidade

Hacker ou defeito? Carro da Xiaomi "foge" do dono e causa espanto

Por  | 

Compartilhe:
Reprodução/Weibo
Reprodução/Weibo

Um Xiaomi SU7 deu um susto e tanto em seu motorista. O motivo? O morador de Shandong, na China, relatou que em setembro seu carro começou a se mover sozinho enquanto estava parado em frente a um estabelecimento. O caso foi registrado e câmeras de segurança e viralizou nas redes sociais. 

No vídeo, o carro avança enquanto o banco do motorista está vazio. Enquanto isso, uma mulher grita dentro da casa, e o dono do veículo corre para tentar parar seu movimento. O morador entrou em contato com a marca para relatar o ocorrido. 

Segundo ele, o atendente sugeriu a possibilidade de o sistema de inicialização do carro ter sido acionado acidentalmente no celular. Entretanto, o motorista afirmou que seu telefone não estava em uso no momento, e inclusive divulgou o vídeo completo para reforçar a explicação. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O outro lado

A investigação dos registros do veículo revelou a ativação de um comando de Assistência Remota de Estacionamento (RPA). Segundo o comunicado publicado na rede social Weibo, o comando foi enviado de um iPhone 15 vinculado à conta do proprietário. 

Com esta função, o carro pode entrar ou sair automaticamente de vagas apenas com o uso do app no celular — a fabricante, no entanto, destacou que o sistema deveria ter travas adicionais para impedir movimentos indesejados quando ninguém está no banco do motorista

Após o comunicado, o motorista do SU7 confirmou as declarações, reforçou que a marca verificou todos os dados e que as informações estavam corretas. Já Li Xiaoshuang, vice-presidente da montadora, republicou o comentário e acrescentou que “O esclarecimento conforme publicado acima, por favor, tomem nota”. 

Leia também:

Vídeo: Seu celular é smart, e seu carro? Conheça o BYD Dolphin Mini!

Continua após a publicidade

Fonte: Interesting Engineering