Publicidade

Golpe da suspensão da CNH volta a preocupar, e PRF dá dicas para se proteger

Por  | 

Compartilhe:
Geralt/Pixabay/CC
Geralt/Pixabay/CC

A Polícia Rodoviária Federal está preocupada com o crescente aumento das vítimas de um golpe que já é antigo, mas voltou à tona e tem causado problemas a cada vez mais motoristas no Brasil: o da suspensão da CNH.

O órgão responsável por fiscalizar as estradas brasileiras tem sido usado por bandidos como um meio de arrecadar dinheiro de forma ilícita. Para isso, os golpistas enviam mensagens por e-mail, SMS e WhatsApp informando sobre supostas multas pendentes, que podem causar a cassação do direito de dirigir.

De acordo com a PRF, as mensagens contêm boletos para pagamentos e, como a falsificação é muito bem feita e dá a impressão de ser autêntica, o proprietário do veículo acaba realizando o pagamento, que é sempre por meio de um código de barras.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Ao pagar a conta para quitar o suposto débito, o dinheiro é transferido para contas fraudulentas e dificilmente acaba recuperado, pois os titulares são “fantasmas” ou, então, “laranjas”, que sequer participaram do golpe.

Como se proteger do golpe da CNH

A preocupação da Polícia Rodoviária Federal com a volta do crime de estelionato fez com que o órgão divulgasse dicas essenciais para que o cidadão possa se proteger e, assim, evitar ser vítima do golpe da CNH.

O órgão informou também que todas as comunicações sobre multas e demais penalidades são feitas sempre por Correios, com o endereço oficial da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

Além disso, alguns cuidados que podem ser tomados para evitar o golpe são os seguintes:

  • Não passe dados pessoais ou informações financeiras por e-mail ou SMS
  • Não clique em links suspeitos ou instale programas de procedência duvidosa
  • Confirme se o boleto recebido é autêntico antes de fazer o pagamento
  • Se estiver em dúvida, fale com a PRF pelo telefone 191 ou pelo site oficial

Leia também:

Continua após a publicidade

Vídeo: O novo golpe da CNH: suspeite de cobranças indevidas no e-mail

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*