Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Golf no Brasil? CEO da Volkswagen diz se o hatch vai voltar

Por| Editado por Jones Oliveira | 21 de Fevereiro de 2024 às 19h22

Link copiado!

Divulgação/Volkswagen
Divulgação/Volkswagen

Ciro Possobom, CEO da Volkswagen no Brasil, sabe o quanto o público brasileiro é fã do Golf, e deu uma excelente notícia para quem sente saudades do hatch que saiu do mercado nacional em 2020: ele pode voltar em breve.

Em entrevista para o podcast CBN Autoesporte, o executivo praticamente repetiu o que vem falando desde janeiro, mas foi um pouco mais incisivo quando questionado se há chances reais da oitava geração do Volkswagen Golf aparecer futuramente no Brasil: “Pode sonhar”, cravou.

Possobom alertou, porém, que a Volkswagen não irá importar o cobiçado modelo ao Brasil apenas para engordar o line-up da montadora no país. Segundo o executivo, há um estudo em andamento sobre tudo o que envolve o possível retorno do hatch ao mercado nacional, desde o preço até os serviços de pós-venda.

Continua após a publicidade

“A gente tem estudos fortes para trazer o Golf, mas a gente sempre traz o veículo com responsabilidade. Tem que trazer com um preço adequado, serviços de manutenção e pós-vendas muito bem adequados e com o carro adaptado para o combustível local, então tem toda uma responsabilidade”, ponderou.

Golf seria rival de esportivos japoneses

A chegada do Golf R ao Brasil seria uma forma encontrada pela Volkswagen para colocar no mercado um adversário à altura para dois carros japoneses: o Honda Civic Type R e o Toyota GR Corolla, ambos lançados em 2023.

Continua após a publicidade

Atributos para encarar os modelos japoneses a 8ª geração do Golf tem de sobra. O Golf R tem sob o capô o motor TSI turbo 2.0, que trabalha junto ao câmbio de dupla embreagem e 7 marchas e entrega até 320 cv de potência ao motorista, além de um torque de 42,8 kgf/m. A velocidade máxima declarada do modelo é de 250 km/h, e o 0 a 100 km/h é realizado em apenas 4,7 segundos.

Em termos de design, as novidades do Golf que pode voltar ao Brasil foram poucas. A Volkswagen focou principalmente nos faróis de LED, agora com o dobro de alcance dos anteriores, e pela presença, até então inédita, do logotipo brilhante da marca no centro da grade dianteira.

Por dentro, o Golf 2024 traz como grande atração a nova central multimídia, que teve software e hardware atualizados. A tela é sensível ao toque e o assistente de voz conta com ChatGPT integrado, graças à parceria com a empresa Cerence.

Continua após a publicidade

O painel de instrumentos Digital Cockpit oferece tela de 10,2 polegadas, e o volante multifuncional trocou os botões sensíveis ao toque pelos físicos para atender aos desejos dos fãs mais puristas do icônico hatch.

O Golf 2024 oferece ainda head up display, mas como opcional, além de câmera com visão 360º e o avançado Park Assist Pro, que permite ao condutor estacionar o carro remotamente, por meio de um smartphone.

Qual seria o preço do Golf R no Brasil?

Continua após a publicidade

Ciro Possobom citou de passagem em sua entrevista ao podcast que o preço do Golf precisaria ser trabalhado em sua volta ao Brasil, mas não deu dicas de quanto efetivamente o hatch custaria aos fãs do modelo.

Apenas como base comparativa, os possíveis futuros rivais do Golf R no Brasil custam entre R$ 416.990 (Toyota GR Corolla) e R$ 429.900 (Honda Civic Type R). Não é difícil prever, portanto, que o hatch da Volkswagen se posicionaria em uma faixa de preço próxima dos concorrentes, acima de R$ 400 mil.