GM aposta no Spark EUV e pode vencer corrida dos carros elétricos no Brasil
Por Danielle Cassita • Editado por Jones Oliveira |

A General Motors pode ser a primeira montadora a fabricar um carro elétrico no Brasil com seu Chevrolet Spark EUV. Embora a montadora tenha três fábricas de carros e outras duas de peças no país, nenhuma delas pode receber a estrutura de montagem de um carro elétrico. Sabendo disso, a marca fechou uma parceria com a Comexport para montar o Spark em Horizonte (CE).
- Peugeot derruba preços e novo SUV sai mais barato que Volkswagen Tera
- CNH vencida: qual é o limite de tempo para renovar sem perder a habilitação?
A Comexport tem a licença necessária para a montagem para a GM como cliente. Se tudo correr bem, o processo deve começar ainda neste ano no chamado arranjo SKD, ou seja, com kits pré-montados. Como o início das operações da fábrica da BYD em Camaçari (BA) segue indefinido, a GM pode largar na frente na corrida para colocar um elétrico nacional nas ruas.
Mesmo assim, Fábio Rua, vice-presidente da GM na América do Sul, mantém a cautela. “Pode acontecer, mas não estamos apostando uma corrida [para lançar o primeiro carro elétrico do Brasil]”, declarou o executivo em entrevista à Autoesporte.
Spark EUV no Brasil
Fruto da parceria entre a GM e a Wuling, o Spark deve ter como base o Baojun Yep, já disponível no mercado asiático. Porém, a versão nacional promete ser mais completa e com direito a uma versão de cinco lugares e integração ao sistema OnStar.
Além do Spark, a Comexport já prepara adaptações em sua fábrica para receber a produção do Captiva EV enquanto negocia com marcas como Neta e Omoda Jaecoo, interessadas em usar a infraestrutura.
Leia também:
- Jeep derruba preços do Compass Sport e SUV fica mais em conta que Kardian
- 3 carros usados baratos com custos de manutenção abaixo da média
Vídeo: Parece novidade, mas carros elétricos existem há mais de cem anos. O que mudou?