Publicidade

Gigante chinesa de baterias para carros elétricos quer fábrica nos EUA

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/CATL
Divulgação/CATL

A empresa chinesa CATL não tem seu nome tão divulgado, mas a marca é uma das maiores fabricantes de baterias para carros elétricos no mundo. Em sua lista de clientes, alguns nomes famosos marcam presença, como BMW, Volkswagen, Ford e até a Tesla.

No entanto, por ser uma empresa da China, a CATL pode sofrer com os bloqueios previstos nos Estados Unidos, principalmente após a eleição de Donald Trump. Afinal, o presidente eleito norte-americano pretende apertar o cerco contra os modelos chineses, com bloqueios cada vez mais agressivos.

Para evitar problemas, o plano da CATL é ter uma fábrica nos EUA, justamente para tentar fugir das imposições do país que será governado por Trump. E de acordo com presidente da empresa chinesa, Robin Zeng, a vontade da sua companhia é ter uma base estadunidense.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Fábrica da gigante chinesa nos EUA

Em entrevista à Reuters, Zeng disse que, quando a CATL quis investir nos EUA, o governo do país não demonstrou interesse. Apesar da negativa, o executivo afirmou que o cenário pode ser revertido. “Realmente tenho a mente aberta, espero que no futuro eles estejam abertos a investimentos”, disse Zeng.

Há uma resistência muito grande dos governantes dos Estados Unidos com os carros chineses. Entretanto, Trump pode recuar caso as marcas da China façam fábricas no país. E, para isso, seria preciso ter uma base para a produção de baterias. Sem contar que a planta local da CATL poderia beneficiar também as marcas dos EUA, já que algumas são clientes da empresa.

É o caso da Ford. Como a CATL não pode produzir baterias, atualmente, nos Estados Unidos, o jeito foi licenciar a tecnologia para a fabricante do oval azul. Com isso, em breve a Ford vai ter uma fábrica no Michigan, para produzir baterias para a F-150 Lightning e o Mustang Mach-E.

Dessa forma, mesmo de maneira indireta, as baterias da CATL já serão feitas nos EUA, ainda que de modo não oficial.

Fonte: Reuters

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*