Ford usa realidade virtual para mostrar aos motoristas como é ser um ciclista
Por Claudio Yuge |
Dizem que só compreendemos as experiências do próximo quando as vivenciamos. É com base nessa ideia de empatia que a Ford trabalha em uma experiência de realidade, chamado de WheelSwap (“Troca de direção” em tradução livre), que, como o próprio nome indica, compartilha uma diferente perspectiva para os condutores de automóveis: a visão de um ciclista.
O software vem sendo desenvolvido na Europa, em parceria com empresas frotistas, e foi concebido em conjunto com a agência londrina Happy Finish, empresa em ascensão que já ganhou seis prêmios, incluindo o European Excellence Awards. A iniciativa usa óculos de realidade virtual e, após a avaliação, 91% dos 1,2 mil participantes disseram estar dispostos a mudar de comportamento no trânsito.
A empresa de entregas Hermes, que transporta 390 milhões de encomendas por ano e emprega milhares de motoristas na sua rede, foi uma das participantes do treinamento em Londres. Um dado muito interessante é que 60% dos motoristas e ciclistas teriam realmente mudado seus hábitos de direção.
“Hoje há mais pessoas transitando nas ruas do que nunca, e um número crescente de ciclistas. Por isso é importante incentivar um espírito de compreensão e respeito entre todos os usuários, estejam sobre quatro ou duas rodas”, comenta Tom Thompson, líder do projeto na Ford Mobility.