Publicidade

Ford Mustang GTD retorna a Nürburgring e bate seu próprio recorde de tempo

Por  | 

Compartilhe:
Ford/Divulgação
Ford/Divulgação

No ano passado, a Ford levou seu mais novo esportivo, o Mustang GTD, para a icônica pista de Nürburgring, na Alemanha. O desempenho do modelo foi ótimo, se tornando o primeiro veículo estadunidense a completar a pista em menos de sete minutos. Mesmo assim, a empresa afirmou que o carro poderia ser ainda mais rápido, e prometeu que retornaria para bater mais recordes.

“Temos orgulho de ser a primeira montadora americana com um carro que consegue dar uma volta em Nürburgring em menos de sete minutos, mas não estamos satisfeitos. Sabemos que ainda há muito mais tempo para encontrar com o Mustang GTD. Voltaremos”, disse o CEO Jim Farley na época. 

Como promessa é dívida, a Ford retornou para Nürburgring com o GTD e diminuiu o tempo do modelo em mais de cinco segundos. Isso foi suficiente para colocar o carro entre os cinco esportivos de produção mais rápidos a passarem pela famosa pista alemã.

A primeira volta, realizada no ano passado, marcou um tempo de 6:57.685. Neste último teste, o Mustang GTD alcançou impressionantes 6:52.072. Segundo a empresa, o grande culpado pelo primeiro desempenho do esportivo na pista foi a condição climática, que não estava favorável. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Um pouco mais sobre o Mustang GTD

O GTD é simplesmente o Mustang mais rápido já produzido na história. Além do visual bruto e insano, o modelo conta com um enorme motor V8 — que, neste caso, não é central. 

Debaixo do capô, esse motor de 5,2 litros rende impressionantes 826 cv de potência e 91,8 kgfm de torque. O câmbio de dupla embreagem e 8 marchas é transeixo, com a transmissão ligada diretamente ao eixo traseiro. Isso melhora a aerodinâmica do carro, contribuindo para uma distribuição de peso 50-50. 

O modelo também conta com diversos elementos que melhoram o desempenho do esportivo. A suspensão é semiativa e pode ser ajustada para o modo de condução, os freios são Brembo de carbono-cerâmica, a carroceria (em sua maior parte) é feita de fibra de carbono e outras especificações.

Segundo o engenheiro-chefe do programa da Ford, Greg Goodall, o objetivo deste projeto “era ser muito, muito mais rápido, com uma meta de tempo em Nürburgring abaixo de 7 minutos". Bom, eles conseguiram.