Publicidade

Ford muda estratégia global e busca parceria inesperada para seus híbridos

Por  | 

Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

A Ford está em negociações com a gigante chinesa BYD para o fornecimento de baterias de lítio-ferro-fosfato (LFP), conforme revelado pelo Wall Street Journal. A parceria indica uma mudança importante na estratégia global da montadora norte-americana, que agora parece não querer enfrentar a China, mas sim buscar seu apoio para viabilizar o trabalho nos carros híbridos.  

A reaproximação estratégica ocorre em um momento em que a Ford repensou suas ambições globais com o sucesso de vendas da Maverick e da F-150 Hybrid no último ano, que serviram como um “empurrãozinho” para a marca a redirecionar o foco para os híbridos. 

Claro que o grande trunfo da negociação é a bateria Blade, da BYD, de fosfato de ferro-lítio (LFP). Diferentemente das baterias de níquel e cobalto encontradas nos elétricos de luxo, as LFP não precisam de materiais escassos e de alto custo, o que torna os carros mais baratos e seguros

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A tecnologia Blade e o foco em durabilidade

Não pense que as vantagens acabam ali: as baterias LFP suportam mais de 3 mil ciclos de carga e se mantêm eficientes por décadas, além de permitirem carregamentos constantes até 100% sem danificar a célula. Ao abraçar as baterias chinesas, a Ford concorda que o caminho para a popularização dos eletrificados passa pela eficiência logística e técnica que a China hoje domina.

Agora, a parceria que nasce deve acrescentar a Ford à lista que já inclui nomes como Tesla e Toyota. Por outro lado, vale lembrar que a BYD tem instalações em Camaçari (BA), que foi palco da montadora norte-americana por décadas. Portanto, o acordo mostra que a eficiência vem antes da rivalidade comercial.  

Leia também:site

Vídeo: Baterias BYD Blade — a verdade definitiva