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Ford "contrata" Javier, robô que opera impressoras 3D sem ajuda humana

Por| Editado por Jones Oliveira | 17 de Março de 2022 às 12h20

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Divulgação/Ford
Divulgação/Ford
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Enquanto a Nissan tem em seu quadro de funcionários pessoas contratadas para, literalmente, cheirar os carros novos, a Ford resolveu dar a um robô a missão de operar, sem qualquer intervenção humana, impressoras 3D que produzem peças personalizadas e de baixo volume para alguns de seus carros.

Batizado de Javier pelos funcionários da planta do Centro de Manufatura Avançada em Detroit, nos Estados Unidos, o robô é responsável pela produção, por exemplo, de peças da linha de freio para carros esportivos Mustang Shelby GT500.

Segundo a Ford, Javier é um funcionário exemplar, pois “é sempre pontual, muito preciso em seus movimentos e trabalha a maior parte do dia, fazendo apenas uma pequena pausa para recarregar”.

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Brincadeiras à parte, fato é que a Ford realmente está bastante satisfeita com o uso do robô produzido pela KUKA, tanto do ponto de vista da redução de custos quanto pela otimização do trabalho, já que agora as impressoras podem funcionar no período noturno sem a necessidade de gente por perto.

“Esse novo processo tem a capacidade de mudar a maneira como usamos a robótica em nossas instalações de fabricação. Isso não apenas permite que a Ford dimensione suas operações de impressora 3D, mas também se estende a outros aspectos de nossos processos de fabricação. Essa tecnologia nos permitirá simplificar equipamentos e ser ainda mais flexíveis na linha de montagem”, explicou Jason Ryska, diretor de desenvolvimento global de tecnologia de fabricação.

Robô Javier reduz margem de erro

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Segundo a Ford, um problema que acontece normalmente quando são usados equipamentos de fornecedores diferentes é que eles não conversam entre si. A “contratação” de Javier resolveu isso graças a um programa de interface de aplicativo que permite que diferentes equipamentos “falem a mesma língua”.

Agora a impressora Carbon 3D, por exemplo, informa ao robô da Ford quando o produto impresso será concluído e, em seguida, ele comunica à impressora que está posicionado para receber a peça, que já pode ser retirada. Esta comunicação inovadora é o que torna todo o processo possível.

Fonte: Ford