Fiesta pode renascer como carro elétrico com ajuda da Renault
Por Paulo Amaral |

A parceria entre Ford e Renault, anunciada na última terça-feira (9) para desenvolver novos carros elétricos de baixo custo na Europa, pode trazer de volta à vida um dos modelos mais icônicos da marca estadunidense: o Fiesta.
- Quais estados terão isenção total de IPVA para carros elétricos e híbridos?
- Elétricos mais vendidos em novembro: Geely EX2 estreia e ameaça Dolphin Mini
A ideia vem sendo cozinhada há muito tempo, bem antes de as gigantes se unirem para tentar brecar o crescimento chinês no Velho Continente. O primeiro a falar sobre a volta do Fiesta, agora como carro elétrico, foi Marin Gjaja, diretor de operações da Ford, ainda em julho de 2024.
Em maio de 2025, mais uma vez o “Fiestinha”, apelido carinhoso que ganhou no Brasil, voltou a ter sua volta cogitada, mas em uma possível colaboração com a Volkswagen. Essa fusão, porém, não avançou e foi deixada de lado pelas marcas.
Agora, em dezembro, parece que o retorno do Fiesta está realmente próximo de ser sacramentado, já que tanto Ford quanto Renault querem carros baratos e, de preferência, com apelo popular, para combater as chinesas. O Fiesta, portanto, pode ser para a Ford o que o Twingo elétrico será para a Renault.
Twingo elétrico tem fotos vazadas
As primeiras fotos vazadas do novo Renault Twingo E-Tech mostram que o compacto queridinho dos brasileiros na década de 1990 está de cara nova, mas não tanto assim. Agora totalmente elétrico, o hatch continua com as linhas arredondadas características, mas agora tem design mais moderno.
Por enquanto, as fotos mostram que o novo Twingo segue com a sua dianteira com “olhos de sapo”, enquanto a traseira arredondada ainda lembra a versão original de 1992. O modelo passa a ter também carroceria maior, com cinco portas.
O interior da cabine continua com muito da personalidade do conceito, mas agora traz plástico rígido e bancos revestidos com tecido. O painel de instrumentos, por sua vez, conta com tela de infoentretenimento e painel maior.
A nova geração do Twingo deve vir somente na versão elétrica fabricada na plataforma AmpR Small, também usada em modelos como o Nissan Macra. Ainda não foram publicadas as especificações detalhadas, mas o modelo provavelmente vai ter um motor elétrico e uma pequena bateria de fosfato de ferro-lítio. Ainda não há informações sobre uma possível chegada do Twingo E-Tech ao Brasil.
Leia mais:
Vídeo: Parece novidade, mas carros elétricos existem há mais de cem anos
*Com Danielle Cassita