Estação do Aeroporto de Congonhas recebe 1º teste de trem após anos de atraso
Por Danielle Cassita |

O Metrô de São Paulo fez no domingo (11) a primeira operação de teste com um trem na futura estação Aeroporto de Congonhas. O procedimento foi conduzido para validar os sistemas e a infraestrutura da estação que deve ser inaugurada em março, marcando o fim de uma espera que já dura mais de uma década em relação ao cronograma original.
- Metrô de SP agora aceita pagamento na catraca com cartões de crédito e débito
- 5G da TIM chega ao subsolo no metrô de SP: veja quais estações já têm sinal
Para isso, o trem passou pelo “enlace” que conduz as composições à nova estação. Durante o teste, o trem foi do Pátio Água Espraiada até a futura estação Brooklin Paulista; dali, o trem voltou à estação que vai ligar o aeroporto à rede.
A ideia é que a nova linha tenha formato de "Y", permitindo que trens vindos do Morumbi possam avançar em direção à estação ou ao eixo Washington Luís. Finalmente, o enlace representa o ponto onde ocorre a mudança da vida de acordo com o destino do passageiro.
Conectividade e demanda na Zona Sul
Atualmente, o projeto está na reta final, com esforços concentrados no acabamento interno e na comunicação visual. As obras gerais de toda a linha, por sua vez, atingiram a marca de 95% de execução. Dos 14 trens encomendados, oito já estão prontos para a fase de testes.
A Linha 17-Ouro vai alcançar 6,7 km de extensão e vai contar com oito estações. A nova linha deve conectar o Aeroporto de Congonhas à estação Morumbi, com integração com o metrô através da estação Campo Belo. A expectativa do Governo de São Paulo é que, quando estiver em operação plena, o monotrilho transporte cerca de 100 mil passageiros todos os dias.
Leia também:
- Como recarregar o Bilhete Único de São Paulo pelo WhatsApp
- Como a internet 5G chega no metrô? Entenda a conectividade
Vídeo: Aviões que são à prova de radar