Entenda o que significam os símbolos e as luzes do painel do carro
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
Os painéis do carro, independentemente de ano, marca, modelo ou preço, têm algo em comum: uma série de símbolos e luzes que se acendem por alguns segundos ao virar a chave (ou apertar o botão) e, se tudo estiver certo, logo se apagam.
Cada uma destas luzes ou destes símbolos têm um significado próprio e, quando elas se acendem de repente, ou permanecem ativas no painel após a ignição, é sinal de dor de cabeça e, muito provavelmente, prejuízo financeiro a vista.
Para entender melhor o que cada um destes símbolos e luzes significam quando estão acesos, a reportagem do Canaltech conversou com Douglas Quirino, dono do Centro Automotivo Injetronic, responsável pela manutenção de parte da frota do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
Quirino alertou que há duas situações distintas envolvendo os símbolos e luzes do painel do carro e que elas estão ligadas diretamente às cores de cada uma.
“Luz amarela sempre é advertência. Algo que não está correto, mas que não precisa ser visto de forma imediata. Luz vermelha, às vezes, pede parada urgente em um centro automotivo”, adiantou.
Vermelho: perigo iminente
Quirino apontou duas das várias luzes que podem se acender no painel como as principais para ficar de olho, principalmente quando isso ocorrer na cor vermelha: bateria ou óleo. “A pressão de óleo é a mais importante de todas. Se ela acender, o ideal é levar o veículo para uma revisão imediatamente”.
Há ainda casos em que as luzes e sinais aparecem nas cores verdes ou azuis, mas isso normalmente é um indicativo de que o motorista esqueceu o farol alto aceso, alguma lanterna ou outro equipamento.
“Não podemos descartar também algum tipo de pane elétrica, como queima de um fusível. É outro problema comum e que normalmente nada tem a ver com o símbolo que é acionado no painel”, concluiu Quirino.
7 principais símbolos do painel e o que significam
Agora que você já sabe que precisa ficar atento às luzes amarelas e “correr” para o mecânico se pintar uma luz vermelha que não apaga no painel, vamos entender direitinho o que os principais símbolos significam.
1. Luz de freio
A luz de freio pode ser sinalizada de duas formas no painel, dependendo do modelo do carro: com a letra “P” dentro de um círculo vermelho ou com um ponto de exclamação, também inserido no círculo. Em ambos os casos, se ela estiver acesa, é porque você está se esquecendo de soltar o freio de estacionamento.
2. Bateria
Uma das luzes que mais requerem atenção, segundo o especialista ouvido pelo Canaltech, é a da bateria. Ela é representada pela figura de um retângulo, com duas pontinhas em cima e, dentro, os sinais + e -, representando os pólos positivo e negativo.
3. Óleo do motor
Mais uma luz que todo mundo que tem carro conhece (pelo menos deveria) é a do óleo. Ela é simbolizada por um recipiente pingando e, se estiver vermelha, já sabe: corra para o mecânico, pois tem algo de errado no carro.
4. Injeção eletrônica
A luz da injeção eletrônica também já é bastante conhecida, pois há muito tempo aparece nos painéis dos carros que contam com essa tecnologia. Ela acende sempre que damos partida no carro e, se seguir aparecendo no painel depois que o motor estiver ligado, é hora de você também se ligar.
Quando isso acontece, normalmente é porque há algo com mau funcionamento: bicos, velas ou catalisador são os problemas mais comuns relacionados a esse símbolo em especial.
5. Temperatura
Mais um símbolo bastante conhecido e que pode ser sinal de dor de cabeça à vista caso a luz se acenda na cor vermelha no painel. O nível da temperatura normalmente é acompanhado em um mostrador à parte, mas, quando algo não está dentro dos parâmetros, a luzinha acende. Talvez seja a hora de visitar uma oficina.
6. Pressão dos pneus
Esse símbolo está presente no painel dos carros mais modernos, que contam com sistema eletrônico de monitoramento da pressão dos pneus.
Quando um ou mais pneus apresenta uma redução acentuada na calibragem, a luzinha acende. O motorista, então, deve checar cada um deles, pois pode estar com um pneu furado ou com a válvula vazando.
7. Combustível
Não poderíamos encerrar a lista com os principais símbolos e luzes que se acendem no painel do carro sem citar um que, provavelmente, é o mais conhecido de todos: o símbolo do abastecimento (ou da falta dele, se quisermos ser precisos).
Assim como o indicador de temperatura, o combustível também possui um mostrador exclusivo no painel, mas nem por isso dispensa a luzinha de alerta quando atinge um nível crítico. Ela fica amarela quando o combustível está na reserva, e vermelha quando está praticamente “no cheiro”.
E aí? Conhecia todos esses símbolos e o que as luzes deles significam? Comente conosco em nossas redes sociais.
Com informações: Jocar, UnidaseSuaOficina