Elon Musk promete carros Tesla totalmente autônomos para o final de 2019

Por Patrícia Gnipper | 31 de Janeiro de 2019 às 08h47
Tudo sobre

Tesla

Saiba tudo sobre Tesla

Ver mais

O CEO da Tesla, Elon Musk, disse nesta quarta-feira (30) que veículos de sua montadora já estarão, no final deste ano, prontos para dirigirem com segurança sem a assistência de um motorista humano. "Cabe aos reguladores decidirem quando eles querem aprovar isso", disse Musk ao afirmar que a tecnologia estará pronta para ser usada ainda em 2019, faltando apenas as questões burocráticas para que a direção autônoma comece a tomar conta das ruas de uma vez por todas — isto é, para quem pode pagar por um veículo do tipo, claro.

Vale lembrar que, em 2015, Musk chegou a prometer que a tecnologia de direção completamente autônoma estaria pronta em cerca de dois anos, o que não aconteceu, mesmo tendo-se passado quase quatro anos. Nesse período, a Tesla se viu em meio a polêmicas corporativas, e os resultados financeiros da empresa somente começaram a ser positivos recentemente.

Quanto ao atual sistema de direção semiautônoma de veículos da Tesla, Musk disse que tal sistema já tem capacidade total de funcionar de maneira autônoma em rodovias, ainda que a direção autônoma nas ruas das cidades seja algo um tanto mais complicado de alcançar. Contudo, a declaração de Musk entra em contradição com o que diz o manual de uso do Model 3, que instrui explicitamente os motoristas a permanecerem no controle do veículo mesmo com o "autopilot" acionado.

Acidentes fatais envolvendo o recurso de piloto automático aconteceram com carros da Tesla nos Estados Unidos, com a companhia sendo criticada por como promoveu o recurso entre seus clientes. Tais acidentes levantaram questões sobre se os motoristas estavam depositando confiança demais no piloto automático e, com isso, deixando de prestar atenção na estrada. Por isso, a Tesla reafirmou que o recurso deve ser usado com um motorista atento e com as mãos ao volante.

Fonte: Business Insider

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.