Elétricos mais vendidos: BYD domina, mas rivais do Dolphin crescem em agosto
Por Paulo Amaral |
:quality(85)/2065fc84-d6f1-4e5e-854f-a99b2b503213.jpeg)
A BYD segue com amplo domínio no segmento de elétricos no Brasil e fechou o mês de agosto mais uma vez como principal destaque do top 10 do ranking de vendas. O Dolphin Mini foi novamente o modelo mais emplacado, ultrapassando a marca de 8 mil unidades vendidas, enquanto o Dolphin tradicional também manteve desempenho sólido. Juntos, os dois hatches da marca chinesa somaram mais de 15 mil emplacamentos, consolidando a hegemonia da fabricante no segmento.
Apesar da força da BYD, os concorrentes começam a ganhar espaço. O Geely EX2, por exemplo, registrou mais de 5,8 mil unidades, mostrando que há demanda crescente por alternativas ao Dolphin. Além do hatch da Geely, o GAC Aion UT e o GWM Ora 5 também se destacaram, com números próximos de mil emplacamentos cada, sinalizando que a disputa pela preferência dos consumidores está se ampliando.
Os dados levantados pela consultoria JATO Dynamics revelam que a eletrificação já é uma realidade no mercado brasileiro, com diferentes marcas disputando espaço em categorias variadas. Além dos hatches, SUVs e sedans começam a aparecer com mais força, ampliando a diversidade de opções e tornando a competição cada vez mais acirrada.
Rivalidade entre chineses em alta
A liderança da BYD é clara, mas a aproximação de rivais, também chineses, como Geely, GAC e GWM, indica que o mercado está se diversificando. O EX2 já ameaça a supremacia dos "Golfinhos", enquanto o Ora 5 e o Aion UT mostram que há espaço para novos players. Essa movimentação reforça que o consumidor brasileiro está aberto a diferentes propostas de eletrificação.
Outro ponto relevante é a entrada de modelos de marcas variadas, como MG e Leapmotor, que figuram entre os dez mais vendidos. Isso demonstra que a concorrência não se limita às fabricantes chinesas mais conhecidas, mas envolve um leque cada vez maior de opções.
10 carros elétricos mais vendidos do Brasil em agosto de 2026
- BYD Dolphin Mini: 8.299
- BYD Dolphin: 6.740
- Geely EX2: 5.804
- GAC Aion UT: 978
- GWM Ora 5: 952
- BYD Yuan Pro: 707
- MG MG4: 550
- Geely EX5: 374
- GWM Ora 03: 334
- Leapmotor C10: 290
Como dá para perceber, o carro elétrico está cada vez mais no coração do brasileiro, até porque um grande mistério finalmente chegou ao fim ao mostrar qual a perda real da bateria após um ano; confira.