Publicidade

Elétrico da GAC ‘anti-BYD Dolphin’ é flagrado em testes no Brasil; confira

Por  | 

Compartilhe:
Placa Verde / Reprodução / Instagram
Placa Verde / Reprodução / Instagram

A GAC chegou ao Brasil com os dois pés na porta, lançando cinco carros de uma só vez. Com bons resultados de vendas nos primeiros meses, a marca já cogita ampliar sua linha de produtos no mercado nacional.

O modelo em questão é o Aion UT, um hatch elétrico que deve ser lançado para competir diretamente com BYD Dolphin, GWM Ora 03 e o Chevrolet Spark EUV. O veículo já está em fase de estudos no Brasil e foi flagrado em testes pelos colegas do perfil no Instagram @placaverde.

Totalmente sem camuflagem, o carro pôde ser visto sem grandes segredos. As únicas partes cobertas pela fabricante chinesa foram os emblemas da carroceria — algo comum em testes desse tipo.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Um pouco sobre o GAC Aion UT

O hatchback elétrico foi lançado oficialmente pela fabricante no ano passado, durante o Salão do Automóvel de Guangzhou, e deve chegar ao Brasil como a opção mais acessível da linha da GAC.

“Primo” de outros dois modelos já disponíveis no país — Aion ES e Aion Y —, o Aion UT deverá enfrentar uma concorrência acirrada, disputando espaço com BYD Dolphin, GWM Ora 03, Chevrolet Spark EUV e o vindouro Geely EX2, previsto para ser lançado em novembro deste ano.

Para isso, o Aion UT conta com boas dimensões: 4,27 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,57 m de altura e um entre-eixos de 2,75 m, ficando à frente de seus rivais nesse último quesito.

O visual, no entanto, é discreto, ao contrário dos outros modelos da marca já à venda no país. Os faróis dianteiros têm formato semelhante ao de gotas e são separados. O capô é plano, mas apresenta queda suave em direção ao para-choque, que abriga uma grande entrada de ar e parte do conjunto óptico.

Há poucos vincos na carroceria, que tem um design arredondado, comum em hatches elétricos compactos. A pintura em dois tons merece destaque, assim como os detalhes da traseira: spoiler, lanternas horizontais e o para-choque com acabamento em preto brilhante.

Continua após a publicidade

O interior segue a identidade visual dos outros modelos da linha Aion, com tela central flutuante de 14,6” e painel de instrumentos digital de 8,8”. Há acabamentos em material soft-touch em boa parte do painel, saídas de ar-condicionado retangulares com cantos arredondados, console central elevado e outros elementos de apelo tecnológico.

A lista de equipamentos é completa e inclui seis airbags, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, câmeras 360° e pacote ADAS, composto por piloto automático adaptativo, alerta de ponto cego, assistente de permanência em faixa e frenagem autônoma de emergência.

Motorização elétrica

Continua após a publicidade

O GAC Aion UT oferece duas opções de motorização elétrica. A primeira conta com motor dianteiro de 134 cv e 14,8 kgfm de torque. A segunda é mais potente, com 204 cv e 21,4 kgfm — estratégia semelhante à adotada pelo BYD Dolphin e Dolphin Plus (ou GS).

A bateria tem três configurações globais: uma de 44,12 kWh, com autonomia de 400 km; outra de 50 kWh (420 km); e uma terceira de 60 kWh (500 km). Todos os valores seguem o ciclo NEDC, que costuma ser mais otimista que os padrões WLTP ou EPA.

Para a América do Sul, a GAC oferece apenas a versão de entrada, com motor de 134 cv e bateria de 44,12 kWh. O modelo já está à venda na Colômbia, por cerca de R$ 113 mil na conversão atual.

Ainda não há confirmação sobre qual versão virá ao Brasil, mas espera-se que o preço gire em torno de R$ 160 mil, valor semelhante ao de seus principais concorrentes já disponíveis no país.

Continua após a publicidade

Leia também:

Vídeo: Baterias BYD Blade — a verdade definitiva

Continua após a publicidade