Publicidade

É FALSO que carro elétrico dá choque ou danifica quando em contato com a água

Por  • Editado por Melissa Cruz Cossetti | 

Compartilhe:
Pexels/Hyundai Motor Group
Pexels/Hyundai Motor Group

É FALSO que carros elétricos são danificados ou dão choque quando entram em contato com a água. Chuva ou lavagem são fatores que, às vezes, geram receio em pessoas que pensam em comprar veículos do tipo.

Mas a verdade é que os carros elétricos podem, sim, se molhar sem problemas. Graças às tecnologias de resistência à água e a componentes como bateria e motor selados, eles podem ser até mais seguros do que os veículos a combustão em alguns casos.

“Todos os veículos elétricos são projetados com componentes à prova de intempéries e resistentes à água, o que os torna seguros para uso em condições úmidas”, informa a BMW.
Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Proteção de baterias e motores

Enquanto os carros a combustão têm partes expostas, como escapamento e sistemas de ignição, os motores de veículos elétricos contam com um mecanismo de vedação altamente eficiente.

“Isso significa que a água não entra em contato com os componentes internos, mesmo em situações como travessias de áreas alagadas ou chuvas intensas. A vedação é tão eficiente que, em caso de submersão, sensores detectam qualquer anomalia e desligam automaticamente a bateria, eliminando riscos de curto-circuito”, explica a Hyundai.

A bateria desse tipo de automóvel também fica completamente protegida, sendo capaz de suportar a pressão da água a determinada profundidade.

Para garantir essa segurança, os veículos elétricos contam com níveis de proteção contra água e poeira, conforme parâmetros da Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC).

O selo IP67 assegura que o carro resiste à imersão de até 1 metro de profundidade por 30 minutos, enquanto o IP68 indica resistência a até 3 metros por curtos períodos.

Pode carregar o carro elétrico na chuva?

Outro temor comum em relação aos carros elétricos é quanto ao carregamento em dias chuvosos — mas os motoristas também podem ficar tranquilos. Tanto os eletropostos quanto os cabos de recarga são desenvolvidos para funcionar em condições de umidade.

Continua após a publicidade
“As conexões são blindadas e seguem normas rigorosas de segurança, que isolam a corrente elétrica mesmo com o conector molhado. Claro, é essencial verificar se a instalação foi feita corretamente, por profissionais qualificados, para evitar falhas”, pontua a Hyundai.

Ainda assim, em caso de chuvas muito intensas, a recomendação das montadoras é priorizar o carregamento em locais cobertos, para reduzir qualquer risco adicional.

Leia mais: 

Continua após a publicidade

VÍDEO | QUAL FOI O PRIMEIRO CARRO ELÉTRICO DO MUNDO?

Fonte: Hyundai; BMW