E agora, Musk? Carro da Tesla é eleito o menos confiável da Alemanha
Por Paulo Amaral |

O Tesla Model Y foi eleito o carro menos confiável da Alemanha, segundo os dados mais recentes do TÜV Report, exigente órgão de inspeções técnicas do país. Os dados foram compilados nos últimos dez anos e apontaram o modelo da marca de Elon Musk como líder do ranking negativo.
- Carros elétricos da Tesla: veja a lista completa de modelos
- Tesla prepara tecnologia absurda e reacende rumores sobre carro voador
Segundo as informações colhidas pelo órgão, o Tesla Model Y obteve índice de 17,3% no que diz respeito aos defeitos considerados significativos ou perigosos. O levantamento foi feito com carros com dois a três anos de uso. A constatação é que um em cada cinco Tesla Model Y apresentam problemas graves após esse tempo de fabricação.
A média dos demais modelos colocados sob a ótica do órgão costuma ficar entre 6 e 6,5%. Isso indica que as falhas no Tesla Model Y ocorrem quase três vezes mais que nos outros carros analisados pelo órgão
Os defeitos mais comuns encontrados nos carros da Tesla dizem respeito aos componentes da suspensão, como braços de sustentação, e aos discos de freio, que acabam enferrujando pelo pouco uso. A “culpa”, nesse caso, é do sistema de regeneração de energia, que praticamente anula a necessidade de frear, efetivamente.
Mini e Audi são destaques positivos
Enquanto a Tesla teve o Model Y e o Model 3, antepenúltimo colocado, com 13,1% de índice negativo, muito criticados no relatório, duas outras marcas produtoras de EVs se saíram bem diante do exigente órgão alemão: a Mini, do Grupo BMW, e a Audi.
O Mini Cooper SE ficou com índice de 3,5% de aprovações, número um pouco menor que o registrado para o Audi Q4 e-tron, que recebeu 4%. Na visão dos analistas, isso mostra que o problema não é a motorização elétrica, e sim a engenharia do projeto dos carros da Tesla.
Leia também:
- Quais estados terão isenção total de IPVA para carros elétricos e híbridos?
- Quanto custaria um Renault Clio antigo hoje, com a inflação?
Vídeo: Tesla Model 3: o carro mais importante da história?