Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Tesla não consegue atingir meta de entregar 500 mil carros em 2020

Por| 04 de Janeiro de 2021 às 14h20

Link copiado!

Afif Kusuma/Unsplash
Afif Kusuma/Unsplash
Tudo sobre Tesla

A Tesla anunciou no último sábado (2) que não conseguiu atingir a sua meta de entregar 500 mil veículos em 2020. Mas foi por pouco. A montadora afirma que foram despachados 499.550 carros no ano passado, ou seja, 450 a menos do que o prometido pelo CEO da empresa, Elon Musk.

Diversos analistas do mercado já haviam afirmado que a Tesla teria dificuldades em bater a meta em questão neste cenário de pandemia de COVID-19, quando houve queda na venda de automóveis. Com um cenário de desemprego adiante, os consumidores reduziram seus gastos no ano passado. Com isso, as vendas da montadora caíram 15% no primeiro semestre de 2020, em relação ao mesmo período de 2019.

Continua após a publicidade


Para atingir o objetivo de 500 mil entregas, a Tesla precisava vender 181.650 carros no último trimestre do ano passado, o que significava um aumento de 30% em relação aos três meses anteriores. A própria empresa, durante a apresentação dos resultados do 3º tri, já havia dito que atingir a meta "se tornara difícil". No entanto, ela afirmou que isso seria possível caso a logística e a entrega do modelo Y se tornasse mais eficiente a partir de sua fábrica em Xangai, na China.

Burocracia

Ainda no sábado, a Tesla afirmou que os números de entrega devem ser vistos como "ligeiramente conservadores". Isso porque a montadora só considera um carro entregue quando toda a documentação do automóvel estiver em ordem e o veículo for, de fato, entregue ao cliente. Ainda segundo a companhia, os números finais podem variar 0,5% ou mais - para cima ou para baixo - quando os resultados trimestrais são anunciados.

No entanto, a meta de produção da Tesla foi atingida, com as fábricas da montadora produzindo 509.737 veículos no ano. A empresa também disse que o seu SUV de médio porte, o Modelo Y, começou ser produzido em sua unidade Xangai. Aliás, a demanda da China foi uma bênção para a Tesla em 2020, com a companhia vendendo cerca de 22.000 veículos Modelo 3 no país asiátivo em novembro.

Continua após a publicidade

"Estou muito orgulhoso da equipe Tesla por alcançar este marco importante!", afirmou Musk também no último sábado. "No início da empresa, pensei que tínhamos uma chance de 10% de sobreviver. E isso sendo otimista", completou.

Fonte: Business Insider