Duracell quer revolucionar recarga de carros elétricos; veja como
Por Lucas Parente |

A Duracell, fabricante mundialmente conhecida por suas pilhas e baterias, está entrando oficialmente no setor de carregamento de veículos elétricos com a nova rede Duracell E-Charge, que será lançada no Reino Unido. O plano envolve um investimento superior a 200 milhões de libras para a construção dessa infraestrutura ao longo dos próximos dez anos, com os primeiros pontos de recarga previstos para entrar em operação ainda em 2025.
- Recarga de carro elétrico por "delivery" já é realidade; entenda
- "Armadilha" nos carregadores de carros elétricos pode acabar com seu dinheiro
A nova rede será operada pela Elektra Charge, empresa licenciada para usar a marca Duracell, enquanto o financiamento e o desenvolvimento dos pontos de recarga ficarão a cargo da britânica The EV Network (EVN).
Seis instalações devem ser inauguradas já em 2025, em locais estratégicos como rodovias, centros comerciais e áreas de grande circulação. A meta é expandir para pelo menos 100 locais com mais de 500 carregadores até 2030.
Carregadores ultrapotentes
Os equipamentos da rede prometem oferecer altas velocidades de recarga, com estações capazes de atingir até 1.000 kW — embora os primeiros módulos devam operar em torno de 400 kW. Essas potências permitem que veículos compatíveis alcancem cerca de 80% de carga em menos de 30 minutos.
A Duracell E-Charge também pretende se destacar pela confiabilidade, oferecendo alta taxa de funcionamento, opções de pagamento variadas (cartão sem contato, aplicativo e Plug & Charge) e suporte 24 horas.
Parte da estratégia é usar o reconhecimento da marca Duracell para transmitir confiança aos consumidores, especialmente aos que ainda estão se familiarizando com o universo dos veículos elétricos. A identidade visual das estações seguirá o design característico da marca, com as cores preto e cobre em destaque — uma clara referência às pilhas convencionais da empresa.
Potência se destaca
A entrada da Duracell no mercado de recarga elétrica chama atenção principalmente pela alta potência anunciada. Carregadores de até 1.000 kW se colocam entre os mais rápidos do Reino Unido, onde os veículos elétricos já representam 20% das vendas.
Atualmente, esse tipo de potência de carregamento é visto apenas em mercados altamente desenvolvidos na eletrificação, como a China
Leia também:
- Qualquer carro elétrico pode ser carregado nos novos carregadores da Porsche?
-
Infraestrutura cresce, mas Brasil ainda tem 21 carros elétricos por carregador