Dono de carro da Hyundai tem surpresa após tentar consertar o próprio carro
Por Danielle Cassita |

Donos de carros da Hyundai vêm enfrentando dificuldades para consertar seus carros. Segundo relatos nas redes sociais, a marca estaria dificultando a manutenção dos veículos, impedindo a realização de trocas de componentes sem o que foi chamado de “autorização digital”.
- Hyundai derruba preço do Creta 2026 e SUV sai mais em conta que Onix Plus
- Volkswagen Tera é o carro mais vendido do Brasil em outubro; veja o top 10
É o que relatou o proprietário de um Ioniq 5, da sul-coreana. Ele precisava trocar as pastilhas de freio traseiras, tarefa que deveria ser simples. No entanto, o carro tem sistema de freio eletrônico, que exige também uma série de etapas eletrônicas para o conserto.
Para completar, tudo isso é controlado pelo software da fabricante, e só o programa oficial da montadora pode realizar o procedimento. Quer mais? Saiba que o acesso à ferramenta existe o pagamento de um adaptador de R$ 10 mil e uma assinatura semanal de R$ 420.
Custo alto e pouco acesso
A situação piorou para o proprietário quando, mesmo após cumprir todas as exigências, teve sua conta de acesso bloqueada sob a justificativa de ser um "reparador independente". Um e-mail da empresa informava que apenas oficinas registradas com identificação fiscal federal teriam acesso ao software.
O motorista apontou a ironia: nem os funcionários da Hyundai usam a ferramenta — na verdade, eles trabalham com um sistema Android exclusivo, que não é oferecido ao público. A Hyundai ainda não emitiu uma resposta oficial.
Leia também:
- Quais são os 5 carros mais baratos do Brasil em novembro de 2025?
- BYD que se cuide: rivais chinesas confirmam produção no Brasil
Vídeo: Parece novidade, mas carros elétricos existem há mais de cem anos. O que mudou?
Fonte: Notícias Automotivas