Decathlon revela e-bike que parece bike comum, mas entrega potência absurda
Por Danielle Cassita |

A Decathlon surpreendeu os entusiastas do ciclismo com a Van Rysel FTP², seu novo conceito de bicicleta elétrica. Revelada em janeiro no evento Velofollies, na Bélgica, a e-bike carrega um nome tão ambicioso quanto sua proposta: a sigla é uma referência à promessa da marca de duplicar a Potência Funcional Limiar (ou “FTP”) do ciclista.
- Autonomia gigante: veja 3 bikes elétricas que rodam mais de 100 km
- Veja como ter uma bicicleta elétrica em segundos, gastando pouco
Com um design futurista e peso de apenas 15 kg, o protótipo une a leveza da fibra de carbono a uma assistência elétrica sem precedentes: a e-bike tem quadro aerodinâmico que oculta completamente o motor e a bateria, o que a deixa com “carinha” de bicicleta convencional.
Mas as semelhanças acabam aí. A parte frontal da bicicleta é dividida em duas partes, desafiando as convenções de engenharia e dando ar ainda mais criativo ao veículo.
Tecnologia e muito desempenho
Para entregar o dobro de potência ao usuário, a Van Rysel equipou a FTP² com o motor Mahle M40. Curiosamente, este propulsor foi herdado do universo das mountain bikes, de modo que entrega até 850 W de potência máxima e torque de 105 Nm. O conjunto é complementado por um sistema de transmissão SRAM Red AXS e rodas Swiss Side de alto perfil.
Um dos maiores diferenciais tecnológicos da nova bike está no cockpit. Além de controlar as marchas e os modos de assistência, o ciclista conta até com um recurso inédito de ajuste micrométrico dos sapatos, que permite folgar ou apertar os tênis com a ajuda de comandos no guidão.
Leia também: