De quanto em quanto tempo preciso calibrar os pneus?
Por Lucas Parente |

Para a conservação de um carro, não é apenas necessário bons modos em relação a manutenção, mas também a quesitos estéticos e preservação de componentes indispensáveis, como os pneus.
- Carro sem freio: o que fazer (e não fazer) para evitar acidentes
- "Golpe fantasma" dos postos de gasolina está com dias contados em São Paulo
Além de fazer o carro rodar, os pneus são responsáveis por aumentar a eficiência do carro, seja em relação ao consumo de combustível ou até mesmo na frenagem do veículo.
Porém, este é um ponto muito negligenciado por parte dos motoristas, que sempre deixam o pneu baixar para refazer a calibração, afetando, principalmente, a vida útil do produto e ainda colocando a sua vida em risco. Mas você sabe de quanto tempo você deve calibrar os pneus do seu carro?
Por desempenhar um papel tão importante no funcionamento do veículo, os pneus devem ser calibrados semanalmente, ou no máximo quinzenalmente, como é indicado pelas próprias empresas.
Para quem utiliza pouco o carro, o adequado é fazer isso pelo menos uma vez ao mês. E, para quem acha que deve apenas calibrar os pneus em uso, é sempre bom lembrar que o estepe também deve estar calibrado, já que imprevistos podem acontecer. No caso deste último, você pode até mesmo adicionar uma pressão de 5 psi a mais que o necessário.
Vale lembrar que, caso não saiba o quanto deve calibrar o pneu do seu carro, ao abrir a porta do motorista, você dará de cara com um adesivo de instruções, com o psi e as indicações para a calibração.
Qual o melhor período para calibrar os meus pneus?
De acordo com a fabricante de pneus Goodyear, os pneus devem ser calibrados quando ainda estiverem frios, ou seja, antes ou pouco tempo depois de sair de casa.
Isso garante uma maior durabilidade e eficácia na calibração, já que com pneus frios as partículas de ar se mantêm mais estáveis.
Riscos da não calibração
Como já mencionado, um pneu calibrado traz diversos benefícios para o carro, como um melhor consumo de combustível, mais segurança e outros. Mas ao não calibrar o seu carro, você se dispõe a vários riscos, como:
- menor aderência ao solo, podendo causar acidentes na necessidade de frenagens mais intensas;
- maior consumo de combustível;
- danificação da parte interna do pneu, ocasionado pela baixa pressão e alta temperatura durante a rodagem;
- detalonamento, termo usado para quando o pneu se desencaixa da roda
- instabilidade no volante;
- maior consumo de combustível;
Lembre-se, assim como você preserva o seu carro, faz as revisões no tempo certo e realiza as trocas de óleo, os pneus também precisam dessa atenção especial.
Leia também:
- GM bate o martelo sobre problema da correia dentada banhada a óleo
- Você sabe qual a hora certa de trocar o filtro de combustível?
Vídeo: Hidrogênio: o combustível do futuro? Conheça o carro que entrou para o livro dos recordes