Conheça Otto, primeira IA generativa nacional da Volkswagen
Por Lucas Parente |

Nesta quarta-feira (15), a Volkswagen anunciou oficialmente a introdução da inteligência artificial (IA) em sua linha de carros. Batizado como Otto, o sistema já está disponível para proprietários do novo VW Tera equipado com sistema operacional Android e plano de carro conectado ativo. A tecnologia pode ser acionada por comandos de voz e permite interação direta com o veículo.
- Volkswagen derruba preços do Tera e SUV fica mais em conta que Polo Highline
- VW Tera dispara nas vendas e já aparece entre os mais vendidos do mês
Otto chega com a chancela de ser a primeira IA generativa desenvolvida por uma fabricante de automóveis no Brasil. O sistema foi criado pela equipe VW Tech, em parceria com a Accenture Brasil.
O recurso já havia sido anunciado durante a estreia do SUV, mas até agora não estava em funcionamento.
Como é Otto e quais são suas funções
Para dar mais carisma à IA generativa, a Volkswagen aplicou o conceito de “Companionship”, que busca criar uma relação mais próxima entre o condutor e o carro. Inspirado nesse conceito, Otto ganhou uma silhueta que remete à icônica Kombi “corujinha”, símbolo histórico da marca.
Em termos de funcionalidade, o sistema pode ser ativado com o comando “Fala, Otto!” e é capaz de compreender instruções de voz, fornecer informações sobre o estado do veículo, explicar itens do manual do carro e indicar quando há necessidade de manutenção.
Além disso, Otto está totalmente integrado aos dados do veículo e a aplicativos conectados, podendo também responder a perguntas simples sobre clima, rotas, autonomia e outros temas do dia a dia.
Leia também:
Volkswagen Taos muda bastante na linha 2026 para não “sumir” no Brasil
Saiba quais são os 10 carros menos vendidos do Brasil em 2025