Conheça os novos SUVs chineses que navegam na água e já têm data para chegar ao Brasil
Por Danielle Cassita |
:quality(85)/c4d9a1cb-fc64-461e-8c99-b635a9caaf7c.png)
A indústria automotiva da China está de olho no segmento dos carros anfíbios. A Geely acaba de apresentar o Battleship 700, um jipe que pode navegar flutuando pela água por até 40 minutos. O carro já somou milhares de pedidos em questão de minutos, juntando-se a rivais como o YangWang U8, da BYD, e o Jetour G700, do grupo Chery.
Para garantir a flutuação, os veículos contam com carrocerias vedadas sem furos, certificação contra imersão de componentes elétricos e sistemas automáticos de emergência que fecham vidros e recirculam o ar ao detectar água profunda.
A novidade já tem previsão de desembarcar no Brasil em breve, mas vale ressaltar: apesar do apelo futurista, as fabricantes enfatizam que o recurso não visa substituir barcos, mas sim atuar como um dispositivo de segurança em situações extremas de alagamento.
Carro que flutua
O funcionamento do carro é baseado no Princípio de Arquimedes, em que o volume de água deslocado pela carroceria suporta o peso do automóvel. Enquanto o modelo da BYD utiliza o giro das próprias rodas como remos, os veículos da Geely e da Chery apostam em hélices elétricas traseiras e sonares para identificar obstáculos submersos, atingindo até 7 km/h na água.
A capacidade anfíbia tornou-se o maior símbolo de status e vitrine tecnológica das marcas chinesas, gerando repercussão global com testes em rios e simulações de resgate. Por outro lado, o recurso tem alto custo e dificilmente será utilizado no cotidiano.
De qualquer forma, as fabricantes confirmaram a chegada desses utilitários ao mercado brasileiro nos próximos anos, mas ainda avaliam se as versões com a função de navegação completa serão comercializadas no país.
Curtiu a inovação e quer saber mais? Confira nossa matéria sobre o SUV que encarou a travessia do maior rio da China!