Publicidade

Congresso cria Frente Parlamentar para estimular indústria de carros elétricos

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Ernest Ojeh/Unsplash/CC
Ernest Ojeh/Unsplash/CC

Aprovada pelo senado em março de 2022, a Frente Parlamentar Mista pela Eletromobilidade finalmente teve seu colegiado definido pelo Congresso Nacional. O objetivo é claro: estimular o desenvolvimento da indústria de carros elétricos no Brasil.

A Frente Parlamentar Mista será formada por 190 deputados e 10 senadores, com a coordenação do deputado Marcelo Matos (PSD-RJ), e a presença do senador responsável pelo Projeto de Resolução (PRS) 64/2021, Rodrigo Cunha (PSDB-AL).

O principal objetivo do colegiado é buscar propostas que ajudem a popularizar a utilização dos carros elétricos no Brasil. Entre elas estão o debate sobre desenvolvimento sustentável, a implementação de cidades inteligentes com uso de energias renováveis e formas de baratear o preço dos carros elétricos, hoje bastante elevados.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade
“Barata, rápida e sem poluir, a eletromobilidade é capaz de transformar a vida de cada um dos habitantes de uma cidade, direta ou indiretamente. Diante do bem-estar e qualidade de vida, a eletromobilidade significa menos doenças respiratórias causadas pela poluição que, segundo o Ministério da Saúde, aumentaram mais de 14% nos últimos dez anos”, opinou o senador Rodrigo Cunha.

Senador vê Brasil atrasado na adoção de carros elétricos

Izalci Lucas, senador do PSDB do Distrito Federal, declarou seu apoio ao projeto e admitiu que o Brasil está bastante atrasado em relação à matéria na comparação com os demais países, já que, em sua visão, a maioria da frota mundial será composta por carros elétricos dentro de pouco tempo.

“O Brasil precisa encontrar soluções para substituir os motores a combustão e desenvolver tecnologias de propulsão elétrica que permitam o uso eficiente das fontes de energia que temos disponíveis. Do contrário, corremos o risco de inviabilizar nossa indústria automotiva. Precisamos começar a discutir a tecnologia que vamos desenvolver ou utilizar, quais padrões serão adotados ou como iremos adaptar as distribuidoras de energia para o atendimento dessa nova demanda”.

A criação da Frente Parlamentar Mista pela Eletromobilidade definiu que o colegiado deverá se encontrar presencialmente e periodicamente em Brasília, nas instalações do Senado Federal, para definir os próximos passos.

Fonte: Agência Câmara

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*