Confira se seu carro estará isento de IPVA em 2026
Por Paulo Amaral |

Uma nova lei que entrou em vigor no Brasil vai mudar a lista de carros que estarão isentos do pagamento do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) a partir de 2026. Essa notícia é excelente para quem tem o orçamento ainda mais apertado a cada início de ano.
- Cadeira de rodas vai precisar pagar IPVA?
- IPVA 2026 em São Paulo vai ter desconto, mas não é para todo mundo
De acordo com o texto que recebeu apoio maciço no Plenário, veículos que tiverem determinado tempo de fabricação ficarão isentos do pagamento do tributo anual, independentemente do estado em que estiverem registrados.
A ideia, segundo o senador Cleitinho (Republicanos-MG), autor do texto original da PEC, é criar uma isonomia fiscal no país. Até hoje, a definição da isenção ou não do IPVA de acordo com a idade do veículo variava de estado para estado, pois cada federação tem suas próprias regras.
Confira, então, quais carros estarão isentos do pagamento de IPVA a partir de 2026 e se o seu faz parte dessa lista.
Qual idade mínima para ficar isento?
Alguns estados brasileiros têm regras de isenção própria que liberam do pagamento anual do IPVA carros com 10 ou 15 anos de fabricação. Esses locais, portanto, não serão afetados pela nova lei.
A ideia aprovada no plenário, e que já está em vigor, é que todos os carros com 20 ou mais anos de fabricação estejam isentos do pagamento anual do IPVA a partir de janeiro de 2026.
Isso significa que, se você é dono de um carro ano 2006 ou inferior (2005, 2004, etc), seja ele premium ou mais simples, não precisará mais pagar a alíquota anual, independemente do estado de registro do veículo.
A isenção, vale lembrar, só não é aplicável para ônibus, micro-ônibus, reboques e semirreboques. Esses seguirão pagando normalmente o IPVA, mesmo se tiverem sido fabricados em 2006 ou antes.
Leia também:
- Quais estados terão isenção total de IPVA para carros elétricos e híbridos?
- Jeep derruba preços e traz descontos gigantes no Renegade, Compass e Commander
Vídeo: Cuidado com o golpe da CNH por e-mail!!!