Como vai funcionar a CNH sem autoescola? Confira o passo a passo
Por Paulo Amaral |

A flexibilização no processo para a obtenção da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), aprovada pela Presidência da República e colocada em consulta pública pelo Ministério dos Transportes, fará com que a obtenção da “carta” funcione de uma forma diferente dentro de pouco tempo.
- Fim da obrigatoriedade das aulas teóricas pode fechar 15 mil autoescolas
- CNH Social: mitos e verdades sobre a habilitação gratuita
Alguns requisitos obrigatórios por lei para ser elegível ao processo continuam intactos, como a idade mínima para dirigir, que é de 18 anos, e a alfabetização (saber ler e escrever). Outros pontos, porém, são diferentes, e é sempre bom saber o que mudará e o que seguirá igual.
O CT Auto preparou um guia rápido, com o passo a passo divulgado pelo governo sobre como irá funcionar a CNH sem autoescola, tão logo o processo entre em vigor.
Vale lembrar que, como já foi aprovada pelo presidente Lula, o projeto não precisará passar por votação no Congresso Nacional, e passará a ser válido tão logo termine a consulta pública e receba os ajustes necessários.
Passo a passo da CNH sem autoescola
Agora que já repassamos os requisitos básicos para obtenção da CNH, vamos, então, ao passo a passo que ensina como conseguir a habilitação para dirigir sem autoescola.
Vale lembrar também que os exames médicos (psicotécnico e avaliação física) seguem obrigatórios e sem redução dos valores atuais, ok? Então vamos ao passo a passo:
- Abertura do processo: pode ser feita pelo aplicativo ou site do Detran de cada estado e, se o candidato preferir, de forma presencial no órgão de trânsito;
- Curso teórico: não há obrigatoriedade de 45 horas-aula, mas o candidato pode estudar para a prova por meio de cursos on-line oferecidos pelo Ministério dos Transportes, nas autoescolas (online ou presencialmente) e, também, em escolas públicas de trânsito credenciadas pelo Detran;
- Coletar a biometria (foto, digitais e assinatura) no Detran de seu estado;
- Realizar os exames médicos no Detran ou em clínicas credenciadas;
- Realizar as aulas práticas em autoescolas ou com instrutores credenciados, se desejar;
- Fazer a prova teórica e acertar ao menos 70% das questões;
- Realizar a prova prática, mesmo que não tenha feito uma aula sequer de direção.
Após a eventual aprovação, o candidato receberá automaticamente a PPD (Permissão para Dirigir). A habilitação tem validade de um ano e só será transformada em CNH definitiva se, durante esse período, não houver registro de infrações graves ou gravíssimas, além de não reincidência nas médias.
Leia também:
- Mudanças na CNH: como é e como pode ficar em breve
- BYD derruba preços e SUV híbrido sai mais barato que Nivus
Vídeo: O novo golpe da CNH: suspeite de cobranças indevidas no e-mail