Publicidade

Como saber se um carro é recuperado de enchente?

Por  | 

Compartilhe:
AFP/Divulgação
AFP/Divulgação

Na hora de comprar um carro usado, devemos sempre dar atenção aos mínimos detalhes, porque é isso que vai nos dar mais pistas sobre a procedência do veículo e os cuidados do antigo dono.

No entanto, marcas ou sequelas de enchentes podem acabar passando despercebidas em um olhar desatento. E, no futuro, isso se torna um enorme problema.

Mas quais são os perigos de uma enchente e como descobrir se o veículo já passou por uma? É isso que o CT vai te contar.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Indícios para suspeitar

Para começar, o primeiro e principal indício que um carro recuperado de enchente pode apresentar é o mau cheiro, causado pela água contaminada. Mesmo com lavagens mais detalhadas e profundas, é bem provável que o carro ainda apresente um odor forte, principalmente, na cabine. 

Pane no sistema elétrico também é um grande indicativo de que o veículo já passou por uma enchente. Isso pode incluir faróis e lanternas com mau funcionamento, fiação interna com falhas, central multimídia (caso tenha) com problemas, painel de instrumentos apagado, dentre outros componentes.

Em regiões de difícil acesso, como os cantos do porta-malas, debaixo dos bancos e laterais das portas, é comum que se acumule sujeira. Portanto, em uma enchente, é possível que resquícios da água se acumulem por ali, mesmo após uma limpeza.

Parafusos, carroceria e outros elementos da estrutura do carro podem apresentar problemas de ferrugem. É necessário um olhar atento nas portas, cofre do motor e porta-malas, onde vários componentes podem apresentar oxidação.

Além disso, a água pode causar danos irreversíveis ao motor, principalmente em peças como bloco, cabeçote, mangueiras e vedações. Porém, problemas deste tipo podem não ser perceptíveis para quem não entende do assunto. 

Inspeção com um mecânico de confiança

Continua após a publicidade

Levar um carro seminovo ao mecânico antes de comprar é o ideal para descobrir possíveis problemas, sejam eles no motor ou em qualquer outro componente do veículo. 

Se o carro tiver algum resquício de passagem por enchente, e outros problemas variados, seu mecânico saberá indicar. 

Leia também:

Continua após a publicidade

Vídeo: Hidrogênio é o combustível do futuro? Entenda essa história