Com cara de Prius, nova geração do Toyota Corolla é revelada
Por Lucas Parente |

A 12ª geração do Toyota Corolla foi lançada em 2019 no Brasil e continua se destacando nas vendas mensais. Porém, a marca japonesa já prepara o lançamento da próxima geração do sedã, ao menos na China.
- Novos elétricos da VW abandonam visual futurista e ganham mais "cara de carro"
- Bomba criptografada será padrão e promete fim dos golpes nos postos de gasolina
O Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT) do país — conhecido por divulgar imagens de veículos antes da estreia — publicou fotos da futura 13ª geração do Corolla, que deve ser lançada no mercado chinês já no próximo ano.
Como é a nova geração do Toyota Corolla
Com inspirações claras no novo Prius, o Corolla adota um design alinhado à linguagem visual mais recente da Toyota.
Na dianteira, o destaque vai para o conjunto óptico redesenhado e o novo formato do “nariz” do sedã. Os faróis, em formato de “C”, lembram o Prius e são unidos por um friso horizontal. Abaixo, uma ampla tomada de ar domina o para-choque.
As mudanças mais significativas concentram-se na frente. Na traseira, o modelo segue a tendência atual das lanternas interligadas, já comum em grande parte do mercado automotivo.
Além disso, o sedã cresceu: agora mede 4,71 metros de comprimento (8 cm a mais) e tem entre-eixos de 2,75 metros.
Motorização
Pelo menos no mercado chinês, não há alterações previstas na motorização. O Corolla continuará equipado com o motor 2.0 aspirado de quatro cilindros, com 171 cv — versão semelhante à oferecida no Brasil.
O maior destaque é a variante híbrida, que utilizará uma nova bateria NMC fornecida pela chinesa BYD. O motor a combustão é o mesmo: um 1.8 aspirado de até 98 cv. Esses conjuntos, porém, devem ser exclusivos do modelo vendido na China.
A Toyota também desenvolve novos propulsores para suas linhas híbridas, incluindo um 1.5 que deverá equipar versões vendidas no Japão e uma possível variante híbrida plug-in.
Data de estreia
A nova geração do Toyota Corolla será lançada primeiro na China, para depois chegar a outros mercados asiáticos e ocidentais. No Brasil, a previsão é que o modelo desembarque apenas em 2027.
Leia também:
- 3 alternativas mais equipadas e pelo mesmo preço de um Toyota Corolla
-
Veja 3 vacilos na manutenção que fazem a oficina lucrar mais