CNH sem autoescola tem reviravolta após pressão do sindicato
Por Paulo Amaral |

Blefe, arrependimento ou “amarelada”? Seja como for, fato é que o Governo Federal resolveu voltar atrás e reconsiderar um dos pontos mais polêmicos entre as diversas mudanças que serão implementadas no processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sem autoescola.
- CNH sem autoescola tem regras para motoristas de aplicativo?
- Quando as regras da CNH sem autoescola começam a valer?
Antes decidido a cortar 100% da obrigatoriedade das aulas práticas realizadas nas instituições de ensino, o texto, que segue em consulta pública até o dia 2 de novembro, deverá ter alterações sobre o tema quando for enviado para votação no Contran, o Conselho Nacional de Trânsito.
A pressão do Sindicato das Autoescolas por medo de colapsar o setor parece ter surtido efeito e, de acordo com apuração da colunista Paula Gama, do Uol, o novo texto prevê um número mínimo obrigatório de aulas práticas para obtenção da CNH.
A quantidade exata não foi definida até o momento, mas não deve ultrapassar cinco horas-aula. O número é bem menor do que o atualmente previsto por lei, que é de 20 horas e, por isso, deve jogar para baixo o custo final da obtenção do documento..
Instrutor autônomo mantido
Outro ponto polêmico do texto, que prevê a criação da categoria de instrutor autônomo para ministrar as aulas de direção, não deverá sofrer alterações em relação ao que está em consulta pública.
O governo vê a iniciativa como fundamental para reduzir os custos da CNH, embora as autoescolas sigam resistentes também a essa mudança. Em relação às aulas teóricas, a tendência é que a obrigatoriedade da autoescola realmente termine, e sejam criados cursos online gratuitos.
Leia também:
- Nissan derruba preços do Sentra Advance — mas há um porém
- Caoa derruba preços do Tiggo 7 e SUV híbrido sai mais em conta que Pulse
Vídeo: O novo golpe da CNH: suspeite de cobranças indevidas no e-mail
Fonte: Uol