CNH sem autoescola tem regras para motoristas de aplicativo?
Por Paulo Amaral |

As mudanças para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com o fim da obrigatoriedade de aulas em autoescolas terão ingerência em motoristas que pretendam exercer atividade remunerada — especialmente em aplicativo.
- Quando as regras da CNH sem autoescola começam a valer?
- CNH sem autoescola: quais as regras para ser instrutor?
Segundo o texto, que segue sob consulta pública até 2 de novembro, os aspirantes a motoristas de app poderão se beneficiar da não-obrigatoriedade de realizar aulas práticas e teóricas nas instituições, mas não escaparão de uma outra exigência legal: a EAR.
A EAR, para quem não sabe, é a sigla de “Exerce Atividade Remunerada”. Ela precisa estar grafada no verso da CNH de motoristas que exercem atividade remunerada ao volante, conforme consta no Código de Trânsito Brasileiro (art. 147-A, § 5º, CTB).
Como obter a EAR com a CNH sem autoescola?
Obter a EAR e, assim, conseguir trabalhar como motorista de aplicativo após a obtenção da CNH sem autoescola, não demandará muito esforço extra por parte dos cidadãos.
Bastam dois simples passos para acrescentar a frase na CNH, até para os motoristas que já possuem habilitação: agendar um novo exame psicológico e reemitir a CNH. O custo gira em torno de R$ 275.
Leia também:
- BYD derruba preços e esportivo elétrico sai a preço de Civic
- 3 curiosidades sobre o novo Honda WR-V 2026
Vídeo: O novo golpe da CNH: suspeite de cobranças indevidas no e-mail