Citroën Basalt decepciona em teste de segurança; veja vídeo do crash test
Por Danielle Cassita | •

O Citroën Basalt tirou nota zero no teste de segurança do Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe (Latin NCAP). Em outras palavras, o novo SUV da marca francesa não conquistou nenhuma estrela no crash test, que rende cinco delas aos modelos que conquistam nota máxima.
- Quanto custaria uma Honda CB 400 hoje, com a inflação?
- Maçanetas eletrônicas da Tesla geram polêmica e provocam investigação
Os resultados mostraram que o Citroën Basalt teve apenas 39% de segurança para ocupantes adultos, mas para crianças, o número sobe para 58%. Já para pedestres, a segurança é de 53% para pedestres, e para assistência à segurança, 35%.
Segundo o relatório com os resultados, o modelo oferece proteção boa à cabeça e ao pescoço do motorista e passageiro no caso de um impacto frontal. Por outro lado, a segurança no peito do motorista foi considerada mínima, e no do passageiro, insuficiente.
Estrutura instável e equipamentos limitados
Para completar, o documento aponta que a estrutura do habitáculo do Basalt é instável e que não suporta cargas maiores. Embora os testes de impactos laterais tenham apresentado bons resultados, o chamado teste de “whiplash” mostrou que o assento do SUV oferece apenas proteção marginal.
Vale lembrar que o Citroën Basalt não conta com recursos como frenagem automática de emergência e nem assistente para mudança de faixa, todos considerados relevantes pelo Latin NCAP.
O SUV da marca francesa pode ser adquirido na versão mais em conta com motor 1.0 aspirado, que oferece até 75 cv de potência. As versões de maior custo, por sua vez, contam com motor 1.0 turbo flex que oferece potência de até 130 cv.
O que diz a Stellantis
Em nota, a Stellantis reforçou seu compromisso com a segurança veicular e com rigosos protocolos de avaliação. Veja abaixo o comunicado da marca na íntegra:
A Stellantis reforça seu compromisso com a Segurança Veicular e que todos os modelos comercializados atendem as regulamentações nacionais e internacionais vigentes nos países da América Latina e Europa. Todos os veículos Stellantis comercializados na América do Sul passam por rigorosos protocolos de avaliação realizados no Safety Center, localizado em Betim/MG, o mais moderno centro de testes de colisão do hemisfério sul, que garantem as certificações legais e técnicas necessárias para todos os projetos desenvolvidos pelas marcas da companhia. Vale ressaltar que a segurança de um veículo é um conjunto concebido desde o início do seu desenvolvimento e vai muito além da oferta individual de itens de segurança ativa e passiva. Além disso, a variante da plataforma CMP permite que toda a gama Citroën tenha uma carroceria com ampla proteção ao habitáculo. Dos requisitos exigidos pela regulamentação brasileira e também pelas regulamentações globais, para citar os mais relevantes, o Citroën Basalt conta com estrutura robusta, carroceria com aço de alta e ultra resistência, arquitetura com máxima proteção contra choques, testes de colisão aptos e segurança passiva sólida. Informamos, ainda, que a empresa não financia nem patrocina as avaliações realizadas pela entidade.
Leia também:
- BYD derruba preços e SUV híbrido sai mais barato que Nivus
- Como vai funcionar a CNH sem autoescola? Confira o passo a passo
Vídeo: Seu celular é smart, e seu carro? Conheça o BYD Dolphin Mini!
Fonte: AutoEsporte